Outubro vai chegando ao fim... Um mês em que a cor rosa ganha destaque em todo o país, como parte da campanha nacional que visa combater e alertar sobre o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres - de diferentes faixas etárias, inclusive entre as mais jovens - no Brasil e no mundo.
Em Presidente Prudente, como parte da ação, o grupo Amigas do Peito desenvolveu uma programação virtual, que vem sendo trabalhada durante todo o mês, como apresentações de vídeos educativos, sorteios e atividades de conscientização, por meio das redes sociais.
A Secretaria Municipal de Saúde também não deixou de integrar a campanha e, em alusão ao Outubro Rosa, vem oferecendo em 35 unidades de saúde da cidade, exames de papanicolau e solicitação de mamografia, inclusive com agendamento via telefone, por conta da pandemia.
No comércio ou empresas privadas, é comum encontrarmos neste mês diversos funcionários com a camiseta ou o laço, que simboliza, mundialmente, a batalha contra o câncer de mama. O Imparcial vem trazendo relatos de mulheres que já venceram ou, no momento, com fé e a certeza da vitória, estão na luta contra a doença.
Na edição de ontem, por exemplo, trouxemos a história da técnica em enfermagem, Rosa Maria de Campos Ferreira, 47 anos, que descobriu, recentemente, o câncer de mama. A confirmação do diagnóstico é desesperadora. Mas no caso da moradora do Jardim Bela Vista, o carinho recebido, até mesmo de quem ela nem conhecia, a ajudou a seguir firme no tratamento e confiante na cura. Vinte pessoas, a maioria delas familiares e amigos de Rosa, também rasparam o cabelo como forma de apoio e prova de amor.
Além do diagnóstico, que cai como uma bomba na cabeça de qualquer um, o tratamento para combater o câncer não é nada fácil, pode acarretar uma série de efeitos colaterais, sem contar o estresse emocional, que afeta o doente e ainda quem está ao seu redor. Esse cuidado, essa proximidade da família ou outras pessoas próximas são de suma importância para elas seguirem em frente.
Se conhece alguém nesta batalha, pense de que forma você pode deixar a vida dela mais fácil e com menos preocupações. Seja ajudando nas tarefas domésticas, acompanhando-a em consultas e exames, ou simplesmente dando colo e amor... em qualquer mês do ano, independente da cor.