A Black Friday vem se tornando um dos principais eventos de consumo do ano, impulsionada pela busca dos consumidores por descontos atrativos. Além disso, ela também marca o início da temporada das compras de fim de ano.
Ela acontece na última sexta-feira do mês de novembro, que neste ano vai ser no dia 29, e vem com expectativa de aumento nas vendas por parte de alguns lojistas de Presidente Prudente, que apostam na data como uma oportunidade de impulsionar os negócios e alcançar novos clientes.
Eliana Cristina, proprietária da loja Passo Mania (confecções e calçados), está preparando as promoções com o “Esquenta Black”. “Vamos fazer o Esquenta Black, nas duas últimas semanas de novembro, com várias promoções e descontos que podem chegar a 60% em alguns produtos. Esperamos um aumento nas vendas de mais de 30%”, estima.
A gerente do Magazine Luiza do Calçadão, Eliana Abrile Honório, conta que a loja já está com uma ação chamada de “Toda sexta é Black”, onde alguns produtos entram com descontos só na sexta-feira. “Para o dia da Black Friday a loja vai estar com ofertas em alguns produtos de até 80% de desconto. Esperamos boas vendas nesse mês”.
Geraldo Ferraz, dono da loja Forró Confecções, afirma que está analisando quanto de desconto vai oferecer na Black Friday. “O desconto que estiver valendo na semana da Black Friday, vamos dobrar no dia para toda a loja”.
Segundo o presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Raul Audi Junior, o consumidor está cada vez mais atento às boas oportunidades de compras. “Com base em fontes como a Forbes, o varejo espera um aumento de cerca de 9% nas vendas desta Black Friday, em comparação com 2023. Sem dúvida é um evento que vem movimentando o mercado, especialmente de produtos eletroeletrônicos, e que exige um planejamento criterioso por parte das lojas”.
Como apoio aos lojistas, a Acipp promove, continuamente, um programa de capacitações, não somente com vistas à Black Friday, mas visando à boa performance de vendas ao longo do ano, com a parceria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). “Estamos com um novo circuito de cursos e palestras com foco nas vendas de final de ano. A Black Friday indica um aumento da confiança dos brasileiros nas promoções e marca o início da temporada de compras de fim de ano”.
De acordo com o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), o comércio vem realizando diversas liquidações, gerando uma movimentação significativa no mês de novembro. “As promoções atraem um público maior, resultando em um aumento nas vendas. A Black Friday é uma excelente oportunidade para os comerciantes liquidarem produtos parados no estoque, oferecendo preços especiais que atraem os consumidores”, comenta o presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis.
Ainda de acordo com ele, a Black Friday marca o início das vendas de fim de ano, quando os lojistas renovam seus estoques para atender à demanda de dezembro. “Para o consumidor, é a chance de aproveitar bons preços, enquanto os comerciantes conseguem girar o estoque e se preparar para o mês de dezembro”.