Livro reflete transformações do século 21

“Metamorfose 21 Pensamentos", do prudentino Ratib Buchala, traz 252 poemas curtos que abordam a positividade e espiritualidade

VARIEDADES - Mariane Gaspareto

Data 14/06/2014
Horário 10:10
 

"Não mais nos reconhecemos nos nossos retratos. Nem nos do passado, nem nos do presente. Nos do passado, pela mudança natural ocasionada na nossa aparência pelo tempo. Nos do presente, porque sempre nós nos vemos com os olhos voltados para a imagem não do que somos hoje, mas do que fomos ontem".  Duzentos e cinquenta e dois poemas curtos como este estão presentes em "Metamorfose 21 Pensamentos". O livro, do escritor prudentino Ratib Buchala, foi lançado em outubro de 2013, em São Roque (SP), e rapidamente se esgotou. Agora, sua segunda edição chega ao público. O lançamento deve acontecer também, ainda sem data definida, em Presidente Prudente.

Jornal O Imparcial Obra, disponível também pela internet, foi lançada em outubro de 2013, em São Roque

Buchala, advogado por formação, é também cronista de O Imparcial. A poesia fez parte de sua vida desde a mais tenra idade. Seu primeiro poema foi redigido quando tinha apenas 11 anos de idade - e pode ser adquirido por quem comprar o novo livro pela internet. "A Semente e o Verbo" (1960) foi o livro de estreia de Ratib, pela Livraria Martins Editora. Desde então, não parou de escrever, lançando "Orações na Seara" (1964), "Prece quase Canção" (1969), "Terramor" (1971) e "Relógio de Brinquedo" (1996), seu penúltimo livro – o único que não está esgotado.

O escritor nasceu em Presidente Prudente e morou na cidade até 1954, quando se mudou para São Paulo a fim de cursar Direito. Seus pais e irmãos continuaram em Prudente e dessa forma ele nunca perdeu vínculo com a cidade. Hoje o autor reside em São Roque, onde em breve promoverá o lançamento de seu livro. "Também irei lançá-lo em Prudente, mas ainda não há uma data prevista", conta Buchala, 81.

Ele foi influenciado no início de seu contato com a poesia por Castro Alves e após lançar seu primeiro livro, teve dois programas de televisão sobre o poeta. "Ao todo já fiz mais de 40 episódios e tive um alcance internacional falando sobre a vida e obra de Castro Alves". O escritor afirma que, aos poucos, foi se "desgarrando" das influências, mas afirma: "Sempre fica o espírito combatente dele".

O livro consiste em reflexões sobre transformação do século atual e por isso recebeu o nome "Metamorfose 21 pensamentos". Na contracapa, o escritor diz que "em qualquer página que você abrir o livro, encontrará um pensamento que se conforma com alguma situação que vivenciou ou pode vivenciar um dia". E é sobre essa temática cotidiana que "Metamorfose" aborda.

Outro tema constante nessa e nas outras obras do autor é a espiritualidade. "Busco disseminar o amor que deve existir em cada criatura e não há em meu trabalho nenhum pensamento pessimista", explica. Os pensamentos compilados chegam a ter 35 anos de vida. Alguns foram escritos anos atrás e outros no ano passado. O motivo, conforme Buchala, é que um livro desse caráter surge com o tempo.

"Eu não consigo sentar e escrever pensamentos, eles tem que vir até mim". Ele revela que está feliz com a recepção do trabalho e que conseguiu o resultado almejado, pois as pessoas que já tiveram contato com a obra manifestaram sua alegria. "Além disso, estou contente com minha evolução estilística na minha maneira de ver a vida. A arte sempre é uma consequência de transformações internas".

 

Além da poesia


Buchala tem três outras obras em fase de publicação, mas elas se diferem em um fator do trabalho do escritor: não são sobre poesia.  "Araian" se trata de um extenso conto, que é recheado de conceitos e citações bíblicas e, conforme o autor, "elas não são categóricas ou difíceis de aceitar, apenas trazem satisfação interior e espiritual".

"Festa do sino" é composto por alegorias e gira em torno da mesma temática. Nele, citações da Bíblia se transformam em histórias ficcionais, nas quais o escritor busca evitar conceitos religiosos profundos. "Meu objetivo é colocar a espiritualidade de forma suave, suportável, que não canse". Por fim, "A Última Prova" é talvez o trabalho que mais se difere na trajetória de Ratib. Consiste em uma novela que retrata a viagem de uma personagem que sai de nossa era pra se tornar empregada do músico Bethoven, resultando em "diálogos muito interessantes", segundo o autor.

 

Serviço

METAMORFOSE 21 PENSAMENTOS

Autor: Ratib Buchala

Editora: Scortecci

Formato: 14 x 21 cm

Páginas: 48

Edição:

Valor: R$ 30

Pode ser adquirido na Livraria e Loja Virtual Asabeça site  http://www.livrariaasabeca.com.br/
Publicidade

Veja também