Na próxima segunda-feira, 21 de outubro, a 101ª ZE (Zona Eleitoral) de Presidente Prudente irá emitir o relatório denominado “Resultado da Totalização”, com a lista atualizada dos vereadores eleitos na capital do oeste paulista para a gestão 2025/2028.
A medida é decorrente de uma reforma pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), que deferiu, com trânsito em julgado, o registro de um candidato, até então negado pela 101ª ZE. “Tal decisão do órgão colegiado pode ocasionar alteração nos quocientes eleitoral e partidário, alterando a lista dos eleitos”, indica a zona 101.
A coluna Plantão deste diário já havia anunciado na edição desta quarta-feira que o TRE-SP reconheceu a legitimidade da filiação partidária do candidato a vereador Neto Salvador, ao União Brasil. Portanto, seus 1.258 votos agora entrarão na contagem, já que os juízes do órgão colegiado, em votação unânime, deram provimento ao recurso e reformaram a sentença.
“O procedimento consiste em um reprocessamento da eleição, realizado no sistema oficial de gerenciamento da totalização do TRE-SP”, explica a 101ª ZE.
Primeiro resultado
Como noticiado em O Imparcial, o primeiro resultado das eleições municipais de 2024, em Prudente, trouxe uma moderada renovação para a composição da Câmara Municipal, com a inclusão de seis novos nomes e a reeleição de sete parlamentares que já faziam parte da casa de leis. O cenário após o pleito municipal revelou uma taxa de renovação de aproximadamente 46%.
Entre os que foram até então reeleitos, estão: Douglas Kato (PSD), Demerson da Saúde (Republicanos), Tiago Oliveira (PP), Mauro Neves (Pode), Miriam Brandão (PSD), William Leite (PP), e Wellington Bozo (Republicanos).
Já entre os seis novos nomes então eleitos para a próxima legislatura, estão o atual vice-prefeito Izaque Silva (PL), e Sara Lopes (União Brasil), ambos eleitos por quociente partidário. Outros novos integrantes seriam Edgar Caldeira (União Brasil), Guilherme Alencar (Republicanos), Babu da Cohab (PP) e Aristeu Penalva (MDB), todos eleitos por média.