No dia das eleições é bem comum encontrar materiais de propaganda eleitoral espalhados pelas vias públicas – prática frequente em todo o país – e em Presidente Prudente não foi diferente. No entanto, na manhã de domingo, a equipe de reportagem se deparou com a presença de poucos panfletos, santinhos, cartazes e volantes. No município, a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) informou que disponibilizou 100 agentes para a limpeza e a fiscalização durante o dia.
De acordo com a companhia, foram disponibilizados agentes em todas as seções eleitorais. Os profissionais iniciaram os trabalhos às 6h recolhendo santinhos, folhas e demais detritos que foram ensacados e guardados para que, no decorrer desta semana, o serviço de coleta de lixo possa recolher. “Todo o lixo recolhido foi acolhido dentro das escolas para evitar sacos nas calçadas”, pontuou. “Em geral, sentimos que a população respeitou a limpeza dos locais, preservando os espaços das zonas eleitorais”, acrescentou a Prudenco. Essa limpeza intensificada, inclusive, foi presenciada pela reportagem na Escola Estadual IE Fernando Costa, Escola Estadual Hugo Miele e Escola Estadual Comendador Tannel Abbud.
Lembrando que o despejo do material nas vias, especialmente no dia da votação, é proibido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
SAIBA MAIS
Prudenco escala 100 agentes para limpeza no dia das eleições