A busca pela dinamização e diversidade nas equipes de trabalho, aliada à reinvindicação de uma maior proximidade de direitos entre o gênero masculino e feminino, tem levado as mulheres a conquistarem melhores posições no mercado de trabalho, bem como as colocado em destaque no exercício de funções e cargos de alto escalão.
Esta tendência é resultado de uma nova compreensão do meio corporativo sobre as chamadas “lideranças femininas”. Diferente de outros tempos, na atualidade as empresas passaram a observar no gênero feminino características essenciais para o estabelecimento de um grupo diverso e inclusivo.
Neste cenário, são inúmeras as empresas que apostam nas mulheres para o desenvolvimento corporativo e interpessoal de seus negócios. Na Naturafrig Alimentos, por exemplo, mulheres são responsáveis por 32% dos cargos disponíveis em suas quatro unidades. Muitas destas ocupam funções na liderança e direção de suas respectivas plantas.
Os resultados são mais que satisfatórios, e a tendência é que o número de mulheres contratadas cresça em todas as unidades. Essa afirmativa é comprovada quando analisamos que, nos últimos dois anos, o crescimento no número de mulheres presentes na divisão de Nova Andradina (MS) mais que dobrou, e hoje elas ocupam 34% das funções na unidade.
Valorizar e fortalecer a imagem da mulher na cultura organizacional das empresas também é importante. Além de campanhas comemorativas ao Dia das Mães e das Mulheres, a Naturafrig também possui uma ação inclusiva de extremo valor em sua unidade de Rochedo (MS), onde mulheres com criançasde até 1 ano podem deixar seus filhos em um berçário disponibilizado pela empresa, que funciona durante todo o período de trabalho.
Por conta de todos os benefícios que este movimento apresenta, é fato que a tendência para os próximos anos é de que o número de mulheres atuantes no mercado de trabalho só aumente, bem como as ações de incentivo e valorização das mulheres dentro das instituições.