Leitura estatística motiva coligação do União e PSB

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 04/08/2024
Horário 05:50

DECISÃO CONFIRMADA
Está confirmado o que o Plantão havia noticiado na edição de ontem, com informações depuradas de um campo pantanoso de muito disse-que-disse sobre reuniões, telefonemas e trocas de mensagens. União Brasil e PSB (Partido Socialista Brasileiro) decidiram mesmo pela coligação.

LEITURA ESTATÍSTICA
Daí, o Plantão buscou saber sobre a motivação da aliança. Soube que são vários fatores, mas o principal e que convenceu Fábio Sato (União) a concordar em ser vice de Paulo Lima (PSB) foi a leitura estatística do cenário político.  

CIÊNCIA PODEROSA
A argumentação decisiva, conforme Sato, foi do deputado federal e líder regional do União, Fernando Marangoni, que colocou no tabuleiro do jogo político o fato de que a estatística é uma ciência poderosa na coleta e interpretação de dados.  

SÍNTESE DOS FATOS
Arguição consubstanciada em pesquisas de diferentes partidos inseridos na disputa eleitoral que vem pela frente. “Os números mostram que para vencer é preciso somar. Isso explica a composição”, disse Sato.

ALGUNS ASPECTOS
Dentre outras argumentações sobre a coligação, estão as de que o União se apresenta na coligação com estrutura, organização e potencial intelectual. Na junção de todos os partidos inseridos na coligação, o entendimento é de ganho no palanque eletrônico.

EMPATE TÉCNICO
O que antes poderia ser pouco tempo agora deixa indícios de empate técnico na disponibilidade da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Condição relacionada à coligação de Milton Carlos de Mello, o Tupã (Republicanos). 

MAIOR NOVIDADE
A maior novidade das convenções de ontem, as derradeiras em relação às eleições deste ano, foi o anúncio do vice na chapa do prefeito Ed Thomas (MDB) que busca a reeleição: o jovem Matheus Perussi, que foi candidato a vereador em 2020. 

PURO-SANGUE
A chapa é caracterizada como puro-sangue, o que se diz quando os candidatos são do mesmo partido.  Antes, no Avante, Matheus foi o 59º mais votado entre os 356 candidatos a vereador. Foi o 3º do seu partido, com 484 votos.

100 POR VAGA
Entre mais de 30 mil inscritos, o jovem ficou entre os 300 selecionados pela RenovaBR, escola pluripartidária que forma lideranças políticas e cuja proposta reside em contribuir para um Brasil mais justo e menos desigual; e para uma democracia mais participativa.

MORADOR DA ZL
Além da formação na RenovaBR, é formado em Gestão de Segurança Privada, atuando com gestão de condomínio. Casado e pai de uma menina de 3 anos, sempre residiu na zona leste de Prudente, em bairros que vão do Parque Alvorada ao Jardim Sumaré. 

PEQUENO E FORTE
A leitura que faz o Plantão, e sem nenhum demérito, é de que o time do Ed Thomas é pequeno. Porém, com forte potencial de ataque; do tipo que joga só do meio do campo para a frente, com persistência em tirar o fôlego do adversário. 

VOLTA DAS SESSÕES
Passado o recesso de julho, são retomadas as sessões ordinárias da Câmara Municipal. A de amanhã está confirmada para o horário habitual das 20h, aberta ao público e com transmissão pela TV Câmara de Presidente Prudente, em seu canal no YouTube.

Publicidade

Veja também