Muitos dizem que futebol é do povo e, apesar dos grandes salários que são pagos aos jogadores e técnicos, não é difícil ver algum jogador que conseguiu mudar de vida tentando ajudando aqueles que ainda passam necessidade. Isso não é diferente na campanha “Fiz um gol pela infância brasileira!”, promovida pela LBV (Liga da Boa Vontade) de Presidente Prudente. Em alusão a Copa do Mundo, o objetivo do projeto é arrecadar cestas de alimentos através de doações feitas por colaboradores, através do site www.lbv.org/digasim.
Quem faz parte da contribuição, além de ajudar famílias que passam por necessidades, recebe também uma camisa exclusiva da entidade, que foi autografada por 30 ídolos do futebol brasileiro, incluindo atuais jogadores da seleção brasileira e alguns que já marcaram história. Fazem parte da lista os laterais Marcelo, Fábio Santos e Yago Pikachu; os goleiros, Cássio, Vanderlei, Victor, Fábio e Marcelo Grohe; o atacante Roberto Firmino; os meias Renato Augusto e Wagner; os zagueiros Rodrigo Caio, David Braz e Gum; e os atacantes Eduardo Sacha, Gabigol, Róger Guedes, Erik Marcos, Júnior e Rildo, além de Pelé, Careca, Rivellino, Clodoaldo, Paulo Roberto Falcão, Ronaldo Fenômeno, Zico, Dunga, Taffarel, Marcos e Caio Ribeiro (comentarista).
Segundo a gestora social da LBV, Elizandra Rodrigues, a campanha começou no início do Mundial e segue até o último dia. “Ainda dá tempo de ajudar, basta acessar o site e garantir a sua camisa e, assim, contribuir com o futuro de muitas crianças que precisam de apoio”, destaca. Esta não é a primeira vez que a campanha ocorre, sendo assim, já é um acontecimento tradicional durante os anos de Copa do Mundo. “Acontece somente nos anos de Copa, período em que renomados jogadores contribuíram e cederam integralmente o direito de uso de suas assinaturas para a LBV criar essa camisa e promover essa ação junto de seus colaboradores”, explica.
Sobre a entidade
A LBV atua em Prudente desde 18 de maio de 1970, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e minimizar a exclusão social das comunidades em situação de pobreza. Com um ambiente seguro e com infraestrutura eficiente, a entidade conta com o apoio de equipe especializada, além de toda a atenção de parceiros e de voluntários.
De acordo com Elizandra, cerca de 200 crianças e adolescentes, dos 6 a 15 anos, que se encontram em situações de vulnerabilidade social são atendidas por meio do programa Criança Futuro no Presente!. “Esse serviço oferece a meninos e meninas atividades ricas em experiências lúdicas, culturais, artísticas e esportivas, como formas de expressão, interação, aprendizagem, convivência e proteção social”, destaca a gestora.