Kumizaki inicia ano de competições na França

Esportes - Jefferson Martins

Data 24/01/2015
Horário 00:17
 

Jefferson Martins-ESPECIAL PARA O IMPARCIAL

 

A carateca prudentina Valéria Kumizaki já tem o primeiro desafio da temporada estabelecido. A atleta vai disputar, neste fim de semana, a primeira etapa do Circuito Mundial da Primeira Divisão de Caratê, em Paris, na França. A competição, organizada pela WKF (Federação Mundial de Karatê na sigla em inglês), terá oito etapas e, pela primeira vez na história, terá uma sede no continente americano. O Brasil receberá a quarta fase, entre 30 e 31 de maio, em São Paulo. Kumizaki iniciou a preparação ainda no mês de dezembro e tem como objetivo, em 2015, conquistar o ouro no Pan-Americano de Toronto, no Canadá.

Jornal O Imparcial No último fim de semana, Kumizaki foi campeã do Arlen Open

"Comecei o treinamento no mês de dezembro, dei mais foco na parte física e estou me sentindo muito bem", afirma a carateca, que atua pela categoria kumitê (combate) até 55 quilos. Segundo Kumizaki, treinar e competir na Europa serve para adquirir ritmo de competição e se atualizar nas regras em relação ao esporte. "Aqui eu posso competir com grandes atletas e isso me dá condição de chegar ainda mais forte no retornar para as competições na América", completa a prudentina, que venceu o primeiro torneio do ano, o Arles Open, no último fim de semana, também em Paris.

Para a carateca, o fato do Brasil sediar pela primeira vez o evento deixou todos muito felizes. "Todo mundo gosta do Brasil, além de ser muito legal ter uma etapa no nosso país", fala. Lembra que o campeonato é famoso em todo o mundo, não apenas nos oito países participantes. Confessa ainda que as participações no circuito fazem parte dos treinamentos para chegar ao ouro no Pan, em Toronto. "Já cheguei perto duas vezes. No Rio , fiquei em segundo e, em Guadalaraja, no México , fui terceira. Agora quero trazer o ouro", confirma.

Em 2015, os jogos Pan-Americanos de Toronto ocorrem no mês de julho.

 

SAIBA MAIS

INCENTIVADORES

Valéria Kumizaki recebe o apoio do Fundesporte (Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte) do governo de Santa Catarina.
Publicidade

Veja também