"Foi muito emocionante". Esse foi o posicionamento da carateca prudentina Valéria Kumizaki sobre o ouro conquistado por equipes no kumitê (combate) na 29ª edição do Pan-Americano de Caratê Sênior – acima de 18 anos –, em Toronto, no Canadá, entre quinta-feira e sábado. A atleta ainda levou o bronze na versão individual. Os resultados ajudaram a seleção brasileira a conquistar o segundo lugar na classificação geral da competição. Kumizaki atuou na categoria menos de 55 kg (quilos) e teve difíceis adversárias pela frente.
Entre elas, as representantes do Chile, Venezuela e Colômbia. Segundo a atleta, a luta mais complicada foi com a colombiana, pois é uma rival bastante conhecida. "Faz menos de um mês que ganhei dela na Holanda. Nos conhecemos muito no estilo de luta, e isso faz com que dificulte para as duas", pontua a prudentina, que foi derrotada por 1 a 0, após uma acirrada disputa. Na sequência, para chegar ao terceiro lugar, venceu uma uruguaia e uma canadense.

Kumizaki (à esq.) venceu uma canadense e uma uruguaia para garantir o bronze na competição
Na vitória por equipes, Kumizaki teve como parceiras Natalia Brozulatto, Isabela Rodrigues e Érica dos Santos. "Foi muito bonito, lutamos muito . Eu queria levar o ouro no individual, mas veio o bronze. Acho que foi muito bom, principalmente pelo nível, pois a cada ano que passa o Pan-Americano Sênior tem ficado mais forte e competitivo", revela a atleta. O evento foi ainda a última classificatória para os Jogos Pan-Americano também na cidade canadense, entre 10 e 26 de julho.
Elenco forte
A seleção brasileira, que já tinha além de Kumizaki, outros três atletas garantidos: Douglas Brose (kumitê, menos de 60 kg), Wellington Barbosa (kumitê, mais de 84 kg) e Isabela Rodrigues (kumitê, menos de 68kg). Agora contará com outros três: Marcos Paulo (kumitê, menos de 84 kg), Aline de Paula (kumitê, menos de 50 kg) e Natália Brozulatto (kumitê, menos de 68kg), totalizando sete. "Vou fazer um trabalho focado nas adversárias do Pan, pois agora já sabemos todos os classificados", pontua a carateca que pretende participar de um período de treinos no exterior.
"Quero fazer ainda em abril uma preparação na Europa, como fiz no início do ano. Depois seguir para a etapa do Circuito Mundial, em São Paulo, atuar no Sul-Americano, em junho, e nos Jogos Pan-Americanos", fala sobre a etapa do Circuito da WKF (Federação Mundial de Karatê na sigla em inglês), que será entre 30 e 31 de maio, em São Paulo, o Sul-Americano, em Santiago no Chile, entre 5 e 7 de junho, e em julho o Pan, no Canadá. "Serão competições que servirão como preparação para os Jogos ", acrescenta Kumizaki, que contou com o patrocínio pontual da rede de Supermercados Estrela, de R$ 3 mil, para bancar as despesas de viagem (ida e volta) para o Pan-Americano Sênior.
Na reunião geral da PKF (Federação Pan-Americana da modalidade na sigla em inglês), na última semana, o Brasil foi eleito como sede do próximo Pan-Americano Sênior. Fato esse que não ocorria desde 1990, quando o Rio de Janeiro recebeu o evento. Entretanto, a CBK (Confederação Brasileira da modalidade) ainda não divulgou a cidade.
SAIBA MAIS
PATROCÍNIOS
Além do patrocínio da rede de Supermercados Estrela, a carateca prudentina Valéria Kumizaki recebe ainda o apoio do Fundesporte (Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte) do governo de Santa Catarina. Os interessados em ajudá-la podem entrar em contato pelo e-mail:
[email protected].