A carateca prudentina Valéria Kumizaki conquistou mais uma medalha de ouro para contabilizar em sua carreira como atleta. Desta vez, o feito foi obtido durante a edição de 2017 do The World Games, competição que ocorre a cada quatro anos e reúne os oito melhores atletas, campeões continentais, além dos campeões e vices mundiais do ano anterior, em diversas modalidades esportivas, entre elas o caratê. O World Games está sendo realizada em Wroclaw, na Polônia.
Nesta edição, a prudentina foi a campeã pelo shiai kumitê (combate), na categoria até 55 quilos. De acordo com a página oficial do evento, dentro dos tatames poloneses Valéria Kumizaki se classificou na primeira fase como segunda colocada do grupo A, após vencer na estreia a argentina Giuliana Novak, mas perder para a italiana Sara Cardin. Na segunda fase, ou semifinal da categoria, a prudentina venceu a francesa Emilie Thouy, que havia vencido a prudentina na final do Mundial de 2016. Na grande final, Valéria Kumizaki venceu a carateca de Taipé, atual campeã asiática, Tzu-Yun Wen, e garantiu o ouro de sua categoria.
Sem revanche
Valéria Kumizaki chegou no World Games de 2017 após o vice-campeonato do Mundial de 2016, em Linz, na Áustria, onde foi derrotada por Emilie Thouy. “Não vi como revanche, quem quer chegar a ser campeão precisa vencer todos os adversários, então encarei como se você qualquer outra lutadora. Para mim, a melhor realização foi vencer um campeonato que sempre sonhei em participar”, diz a carateca.
Na sequência do calendário, a prudentina se prepara para as finais do Campeonato Brasileiro, marcadas para o mês de outubro, em Salvador (BA), onde ela representará sua atual equipe, de Itajaí (SC). Antes disso, a atleta participa de competições internacionais na Alemanha, Turquia, Áustria e Japão.