Kumizaki é campeã pan-americana por equipe

“Esperava ir muito melhor, mas não consegui. É normal, pois faz parte da competição. Estou feliz por ter ajudado o Brasil a terminar em primeiro lugar", comenta Kumizaki.

Esportes - Jean Ramalho

Data 22/05/2013
Horário 08:30
 

Em parceria com as caratecas Natália Brozulatto, Izabella dos Santos e Aline de Paula, a prudentina Valéria Kumizaki se sagrou campeã pan-americana por equipe. A façanha foi alcançada na 27ª edição do campeonato da categoria sênior realizado entre os dias 16 e 18 deste mês em Buenos Aires, na Argentina. Com três medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze, o Brasil ficou em primeiro lugar na classificação geral e assim superou a Venezuela. Lucélia Ribeiro comandou a seleção brasileira.

Mesmo com um fraco desempenho na disputa individual pela modalidade kumitê (combate), na categoria até 55 quilos, onde foi eliminada já no primeiro confronto contra uma atleta do Canadá, Kumizaki conseguiu se redimir com o ouro na competição por equipes, onde o Brasil passou por México, Bolívia e Estados Unidos. "Esperava ir muito melhor, mas não consegui. É normal, pois faz parte da competição. Estou feliz por ter ajudado o Brasil a terminar em primeiro lugar", comenta Kumizaki.

As disputas em território argentino foram organizadas pela Federação Pan-Americana de Karatê (PKF, na sigla em inglês) e garantiram aos vencedores uma vaga para o World Combat Game, de 18 a 26 de outubro, em São Petersburgo, na Rússia, torneio em que Kumizaki está fora por ter sido eliminada na classe individual.

 

Outro foco

Com a derrota, a carateca ficará durante cerca de 15 dias em treinamento com o técnico da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp), Renato Franco, para depois retornar para Santa Catarina, onde intensifica os trabalhos com o objetivo de brigar por medalha no Campeonato Sul-Americano de Cadetes e Sênior, que ocorre de 27 a 30 de junho, em Fortaleza (CE).

A atleta, que luta pela Associação Studio Global de Karatê, da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), de Itajaí (SC), conta com o patrocínio da Botica Nativa, de Presidente Prudente, e do Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (Fundesporte), do Governo do Estado de Santa Catarina.
Publicidade

Veja também