Kato: com vocação legislativa, exclui pretensão executiva

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 02/02/2025
Horário 05:45

VOCAÇÃO LEGISLATIVA
Ao dedicar o espaço deste domingo a um perfil especial de Douglas Kato (PSD), o vereador eleito como o mais votado da atual legislatura, o Plantão depurou como fato novo a possível candidatura a deputado, sem especificação de esfera estadual ou federal.

POSSÍVEL DEPUTADO
Questionado se futuramente teria interesse em disputar o cargo de prefeito, afirmou que sua vocação é legislativa. Portanto, exclui pretensão executiva e admite ser candidato a deputado, dependendo da conjuntura de momento.  

Foto: Cedida - Douglas Kato na Câmara Municipal

PREFEITO POR 20 DIAS
Douglas já ocupou o cargo de prefeito de Prudente, na condição de vice-prefeito e no afastamento de férias do então prefeito Nelson Bugalho (PSDB), de 13 de janeiro a 1º de fevereiro de 2020.

DEDICAÇÃO TOTAL
No momento, Douglas exerce dedicação total ao seu 3º mandato de vereador com a esperança de muita parceria entre os poderes e de bom relacionamento com o governo estadual para atender as necessidades da população.

Foto: Cedida - Encontro com o governador Tarcísio de Freitas

VISANDO SOLUÇÕES
O vereador fala na busca de soluções e não apenas apontamentos (cobranças), incluindo a busca de recursos como já fez e com bons resultados, especialmente com a obtenção de recursos junto à senadora Mara Gabrilli (PSD). 

PRÓXIMO DOS 40
Douglas Kato Pauluzi veio ao mundo em 24 de junho de 1985, filho da araçatubense Mieko Kato Pauluzi e do maringaense José Anilson Pauluzi, que se conheceram no trabalho, em 1977, no Posto Central, e se casaram em 1980. Tiveram três filhos.

TODOS CASADOS
Filhos, todos casados: Vanessa tem três filhos é fisioterapeuta, mora em Brasília e trabalha com hipismo; Douglas tem duas filhas gêmeas; e Bruno tem dois filhos e administra a empresa da família, a loja Lance Rigor.
 
NOME DE REVISTA
Com o nome escolhido pela mãe, que era leitora da Revista Jacques Douglas, o filho do meio nasceu na Santa Casa de Prudente, com o parto realizado pelo Dr. Rubens Perna. A trajetória escolar de Douglas foi na Escola Formozinho Ribeiro.

BRILHO EM SAPATOS
Começou a trabalhar cedo com os pais na Lance Rigor, onde ficou dos 9 aos 19 anos. Iniciou engraxando os sapatos que eram alugados aos clientes. Aos 11 anos, já fazia serviço de banco. Com 13 anos, já realizava o atendimento aos clientes.

GRAVE ACIDENTE
Apaixonado por carros e pouco por motos, aos 18 anos, com suas economias, comprou seu próprio carro, que pôde curtir por pouco tempo. Aos 19 anos, quando fazia o Tiro de Guerra, sofreu grave acidente de moto e ficou tetraplégico. 

Foto: Cedida - Douglas Kato no Tiro de Guerra, pouco tempo antes do acidente

OLHAR DIFERENTE
Douglas conta ao Plantão que a deficiência lhe deu um olhar diferente da vida e as dificuldades encontradas durante o caminho o levaram, de forma natural, a se interessar pela política. 

POLÍTICA PÚBLICA
Sua vontade foi reafirmada ao assistir entrevista da então vereadora por São Paulo, Mara Gabrilli, no Programa do Jô, cuja entrevista abordou a política pública como meio de promover a inclusão.  

PARTIDO VERDE
A primeira filiação de Douglas foi no PV (Partido Verde). Ele venceu a eleição de 2008 com 3.171 votos. Na eleição de 2012, obteve 3.171 votos. Mesmo sendo o 3º mais votado, não foi eleito. Assumiu a Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

NOVAS FILIAÇÕES
O prefeito era Milton Carlos de Mello, Tupã, então do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Em 2016, foi eleito vice-prefeito de Bugalho. Em 2020, novamente vereador com 2.980 votos pelo PTB. Em 2024, eleito com 4.193 votos pelo PSD (Partido Social Democrático).

LUTA PELA VIDA
Foram 32 dias de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 13 de quarto. Foram mais 45 dias de reabilitação após cinco meses do acidente. Está sendo uma vida inteira de luta e adaptação diária. Douglas conta que a tetraplegia é muito dolorosa, pois depende dos outros até para coçar a orelha.

PESSOAS ANJOS
Comenta que Deus colocou pessoas em sua vida que são anjos e deixam tudo menos difícil. Diz que foram dois anos de longo sofrimento e aceitação para retornar aos estudos e à vida social. 

Foto: Cedida - Em 2005, reabilitação no Hospital Sarah Kubitschek

PÓS-GRADUAÇÃO
Douglas é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração Pública. Atribui sua reinserção à família e aos bons amigos. Conheceu a professora de educação física Naraiana em 16 de junho de 2011, no aniversário do seu irmão.

QUATRO MULHERES
A breve amizade resultou em namoro de quase seis anos. Casaram-se em 2017. São pais de Eloah e Mariah, hoje com 4 anos e meio. Douglas as tem como as melhores pessoas de sua vida e, junto a elas, inclui a sua mãe.

Foto: Cedida - Casal Kato e as filhas gêmeas

Publicidade

Veja também