Por força de liminar obtida pela Promotoria de Justiça de Teodoro Sampaio, o município de Euclides da Cunha Paulista deverá suspender a contratação das duplas sertanejas Fernando & Sorocaba, Antony & Gabriel e Jads & Jadson, todas de projeção nacional. Os artistas se apresentariam durante o rodeio que a localidade marcou para acontecer entre 14 e 16 de setembro.
Também atendendo a pedido do promotor André Freitas Luengo, o poder Executivo local fica impedido de efetuar qualquer pagamento aos artistas e de acertar com outra atração da mesma magnitude.
Em ação civil pública, Luengo demonstrou que o poder público de Euclides da Cunha Paulista contratou os músicos com dispensa de licitação, pelo total de R$ 547 mil. "Isso sem contar que referidos contratos ainda não preveem as demais infraestruturas do evento, sinalizando que outros gastos de igual ou maior monta serão realizados para a implementação das festividades", diz a petição inicial.
Ainda segundo o promotor, Euclides da Cunha Paulista apresenta no orçamento déficit que chegou a R$ 4,7 milhões só até maio de 2023. Conforme Luengo, a situação financeira do município é tão precária que é comum a necessidade de ajuizamento, pela população local, de ações para requerimentos de medicamentos básicos. Os autos apontam ainda para outros problemas de falta de infraestrutura na cidade.
A reportagem solicitou um posicionamento à Prefeitura e aguarda resposta. Esta matéria está, portanto, sujeita a atualização.