Na tarde desta quarta (2) e manhã desta quinta-feira (3), respectivamente, os Cartórios Eleitorais da 101ª e da 402ª ZE (Zonas Eleitorais) de Presidente Prudente passaram por auditoria. Na 402ª ZE, participaram o juiz eleitoral, Moisés Harley, o promotor eleitoral Gilson Antunes, autoridades, representantes de partidos políticos, candidatos e membros da sociedade civil, a auditoria nas urnas que serão utilizadas no próximo domingo (6), para a votação de prefeito e vereador.
Segundo a chefe de cartório, Letícia Macoratti de Castilho, foram escolhidas pelos presentes 10 urnas, de forma aleatória, que já estavam prontas para o dia da eleição, inclusive estavam lacradas. “Dentro dessas 10 urnas, foi escolhida uma para forçar a votação, e nas outras foi conferido o resumo digital”.
Letícia explica que na urna escolhida para “forçar a votação”, as pessoas que estavam presentes puderam então, usando o número do título de eleitor daquela seção, conferir os nomes dos candidatos a prefeito e vereador desse pleito. “O juiz eleitoral digitou o número de todos os candidatos a prefeito e também vereador, na urna, conferindo o nome de todos. As pessoas puderam votar nos candidatos que estão concorrendo, usando o título de eleitor daquela seção e conferiram que os eleitores da seção também estão na urna”.
Ao final da votação, foi impresso um boletim de urna, comprovando o voto. “Nós fazemos a auditoria para confirmar a lisura e a transparência da Justiça Eleitoral e a segurança das urnas”, acrescenta Letícia.
Na tarde de quarta-feira (2), foi realizada a auditoria das urnas eletrônicas da 101ª ZE de Presidente Prudente, com a presença do juiz eleitoral Fabio Mendes Ferreira, do promotor eleitoral Mario Coimbra, representantes de partidos, candidatos e Polícia Militar. Segundo o chefe do cartório da 101ª ZE, Fabiano de Lima Segala, foram escolhidas duas urnas para o procedimento. Uma urna foi escolhida pelo promotor eleitoral e outra pelos representantes dos partidos.
Fotos: Cedidas
Gilson Antunes, promotor eleitoral; Moisés Harley, juiz eleitoral; Letícia Macoratti de Castilho, chefe de cartório; e os policiais militares Marcio Mantovani e Leandro Favaro
Mário Coimbra (promotor eleitoral); Fabiano de Lima Segala (chefe do cartório da ZE 101ª); Wesley Cotini (presidente da OAB); e Fábio Mendes Ferreira (juiz eleitoral)