Jurandir Spinelli é exemplo de pai e atleta

Além das atividades físicas, que traz muitos ensinamentos e experiências, Spinelli diz que a fé é um fato essencial na estrutura de uma pessoa.

Esportes - Rogério Lopes

Data 10/08/2014
Horário 08:59
Se para uma pessoa ter que se desdobrar em dois para fazer todas as atividades que o dia a dia exige, é algo complicado, imagina se virar em três? Mas um prudentino mostra que, por mais difícil que pareça, é algo possível "sim senhor". Profissional, atleta e pai. Essa é a rotina diária de Jurandir Antônio Spinelli, sargento da Força Tática do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), de Presidente Prudente. Neste domingo, o Dia dos Pais, o policial militar é referência para todos.

Tudo na vida dele parece ser multiplicado por três: além dos trabalhos como policial militar, o atleta pratica, treina e compete em três especialidades do atletismo – salto com vara, lançamento do martelo e salto em distância. E não para por aí, pois como pai, Jurandir tem trabalho em dose tripla, com os filhos que moram com ele: Ellen Maria Spinelli, 18, Bruno Germano Spinelli, 17, e a caçula Laura Maria Spinelli, 9.

Jornal O Imparcial Spinelli é referência para as filhas Ellen Maria (à esq) e Laura

Para Spinelli, por mais desgastante que possa parecer, a rotina acelerada da sua vida é algo normal dentro da sua realidade. Policial militar há 25 anos, o sargento explica que sempre teve o esporte como parte da sua formação. Ele, que atualmente treina seis vezes por semana, na pista de atletismo Mário Covas da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), de Presidente Prudente, afirma que o esporte "é um caminho maravilhoso para a formação física e pessoal de uma pessoa", e o atletismo "é uma ótima opção para todas as idades".

Além das atividades físicas, que traz muitos ensinamentos e experiências, Spinelli diz que a fé é um fato essencial na estrutura de uma pessoa. Ele, que é devoto de Nossa Senhora de Aparecida, diz que toda a semana, junto com os filhos, participa das celebrações da capela do parque dos Pinheiros. "É um momento especial da semana, em que estamos unidos em comunhão", pontua.

Quando o assunto é sobre os filhos, de imediato, o "paizão" abre um sorriso e não esconde o amor e a satisfação pelos três herdeiros. "É uma benção ser pai. Uma motivação a mais na vida", afirma. O pai-atleta explica que, desde recém-nascidos, os filhos o acompanharam nas pistas de atletismo, treinos e nas competições. "Eu trazia no cesto ou no carrinho, quando eram bebês, em todos os momentos estiveram presentes em minha vida", relembra.

 

Ambiente sadio


Spinelli diz que nunca obrigou os filhos a praticarem esporte, mas sim, os incentivou, e, no final, tomaram gosto pela atividade física e hoje treinam e já competem em inúmeros campeonatos. "O esporte é um ambiente sadio e seguro. Porém, a criança tem que aprender a gostar, como se fosse uma brincadeira, sem cobranças. Quando mais crescida, ela é que vai decidir se quer levar o esporte como modo de vida, como atleta", salienta.

Mas Spinelli não nega a alegria de ver os três filhos – após a separação foram morar com ele –, seguindo a carreira no atletismo. "É um orgulho ver eles conquistando as próprias vitórias, através de suas escolhas, dedicação e esforços", expõe.

Neste contexto familiar, o sargento acrescenta o quanto é feliz, ou melhor, triplamente feliz. "Não a nada melhor, como sempre dizia meu pai, do que criar os filhos, indicar os caminhos corretos, e depois de crescidos, ver que a missão foi cumprida", finaliza.

 

 

SAIBA MAIS

TÍTULOS CONQUISTADOS

Dentre os inúmeros títulos conquistados e as diversas competições que participou, o prudentino Jurandir Antônio Spinelli menciona alguns expressivos: campeão no salto com vara na Segunda Divisão na 58ª edição dos Jogos Regionais – competição que participa desde 1991 –, em Osvaldo Cruz, realizada de 18 a 28 de junho, representando Junqueirópolis. Medalhista de bronze, em 2010, no Canadá, em uma competição de salto com vara, na categoria master. Além de conquistar quatro medalhas de prata nos Campeonatos Sul-Americanos, realizados no Rio de Janeiro, em 2004, no Chile (2010) e Peru (2012), no salto com vara.
Publicidade

Veja também