Um timbre de voz suave. Tirar cada acorde, notas de teclas, cordas ou até mesmo do ar de seus pulmões. Apresentações únicas, que emocionam até os mais leigos em relação às técnicas musicais. Essas são apenas algumas das menções que podemos fazer aos tantos profissionais que se dedicam a tornar a vida ainda mais bela, por meio da música. E nesta quinta-feira, a partir das 20h, o Teatro Paulo Roberto Lisboa será palco de uma série de apresentações que podem agradar a todos os gostos e idades, no Concerto de Aniversário da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, que comemora seus 65 anos de atividades em Presidente Prudente. Com realização do governo municipal, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), um evento aberto para toda a população apreciar, gratuitamente.
Crianças até 9 anos fazem parte do Grupo de Coral nível 1 da professora Raquel Vicentini, na Escola Municipal de Artas
As apresentações são um show à parte, tendo no rol dos músicos, a maioria professores que dispensa comentários e não precisa de rótulos. Dentre as atrações que poderão ser vistas no palco estão os grupos de cordas, vocal, de choro, de MPB/jazz, apresentações solo de violino, violoncelo, violão e trompete com os músicos fazendo emocionar com música erudita, MPB/Jazz e música vocal.
Há oito anos à frente da escola de artes, a diretora da escola, Liliane Junqueira Felippe de Andrade, 63 anos, mal consegue expressar em palavras a alegria e o orgulho que sente do seu local de trabalho. Ela foi professora na escola durante 25 anos, lá se formou. Ou seja, passa mais tempo ali entre alunos e professores do que em sua própria casa.
"Temos um compromisso com o processo de desenvolvimento cultural do cidadão, sua formação artística e intelectual, capacitando-o a conhecer, aceitar e transformar a sua realidade através da arte. Isso é mais que maravilhoso", destaca.
Ela que conta hoje com todo o empenho do coordenador pedagógico, Marcelo Martins, acentua ser muito difícil falar sobre toda essa experiência. Mas, pode garantir que é uma alegria imensa ver tantos músicos que saíram dali e conseguiram colocações importantíssimas no mercado de trabalho.
"Este ano, por exemplo, tivemos um aluno que passou em bacharelado na Unicamp para fazer sua pós em flauta transversal. No ano em que a cidade celebra o seu centenário, a escola estar completando seus 65 anos, mostra sua importância nesse cenário de evolução. A música disciplina, educa, só vem a acrescentar na formação de uma pessoa. Que alegria imensa sentimos de fazer parte disso!", exclama a diretora.
Fazendo história
A Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes é, sem dúvida, uma referência em ensino musical nos cursos de piano, violão, guitarra, violino, teclado, saxofone, trompete, bateria, clarinete, violoncelo e canto. Não se esquecendo das aulas de iniciação musical e, desde 2014, a introdução do curso técnico em MPB (Música Popular Brasileira), nas modalidades de instrumento e canto.
Além, de outras práticas que foram incorporadas ao currículo da escola como prática de choro, prática de MPB e Jazz algumas disciplinas trabalhadas em grupo.
Atualmente, 23 professores ensinam as belezas de se executar um instrumento a 540 alunos matriculados, distribuídos nos vários cursos.
"Somos uma usina criativa de convicções nas mais diversas vertentes que executam canções sublimes do erudito ao popular. Temos orgulho dos nossos professores. A escola é um celeiro de excelentes atuantes e futuros profissionais. A pessoa pode não ser um exímio pianista ou flautista, mas quando elas podem ouvi-los ou com eles aprender, acabam desenvolvendo o gosto pela arte. Venham comemorar conosco", convida a diretora.
PROFESSORES DA ESCOLA
1 - Alexandre Barbosa Lima – (saxofone)
2 - Ana Rodrigues Ramos Ferreira – (piano popular/clássico e teclado eletrônico)
3 - Anderson Chizzolini Novo – (violão clássico)
4 - Anelise Lupoli Chamorro – (violino)
5 – Carlos Eduardo Colatto Gali – (contrabaixo elétrico)
6 – Gabriel Chizzolini Cervelline – (violino)
7 - Cláudia Regina Trindade Ferreira Feliciano – (piano e teclado)
8 - Davi Nery Rocha Junior – (violão clássico)
9 - Eliezer de Lima Oliveira – (clarinete)
10 - Elizabete Cordoves Chanquini – (piano e teclado eletrônico)
11 - Felipe Diego de Moraes – (bateria e percussão de orquestra)
12 - Francis Lúcio Auresco (violino)
13 - Julio Cesar Anselmo Possette – (violoncelo)
14 - Karen Cristine Tavano Martins – (piano popular e canto)
15 - Luciana Carolina Fernandez de Faria – (piano e teclado eletrônico)
16 - Luciane Canziani de Almeida – (piano e contrabaixo acústico)
17 - Luís Carlos Bianco – (piano clássico)
18 - Raquel de Campos Vicentini – (piano clássico)
19 – Ruben Vicentini Coutinho – (guitarra e violão clássico)
20 – Rejane Felipe Martinez – (flauta transversal e piano)
21 - Winnie Fervença Coitino – (piano e violino)
22 - Wladimir Junior Albano da Cruz – (trompete, trombone e tuba)
23 - Wernner Humberto dos Santos (violão)
serviço
AOS INTERESSADOS
A Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes fica no Centro Cultural Matarazzo, na Rua Quintino Bocaiúva, 749, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente. Os horários de atendimento são: das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. O telefone para mais informações, bem como valores dos cursos, é o 3222-1882.