O alistamento para o Serviço Militar obrigatório começou no dia 2 de janeiro e segue até 30 de junho. Até ontem, 170 jovens já haviam se alistado, em Presidente Prudente, e a expectativa é que cerca de 2,2 mil se inscrevam no decorrer deste ano. De acordo com o tenente da 20ª Delegacia da Junta de Serviço Militar, Lacir Ferreira, todos os rapazes que completam 18 anos em 2017 devem se alistar. Aqueles que não comparecerem dentro do prazo sofrerão penalidades, como multa, e ainda terão restrições em sua vida civil, como emissão de passaporte, admissão em concurso público, validação de diploma em curso superior, assim como registro para a atuação profissional em determinadas categorias.
![Fotos: Marcio Oliveira Jornal O Imparcial](https://www.imparcial.com.br/site/wp-content/uploads/2017/01/alista-2.jpg)
Alistamento teve início no dia 2 de janeiro; em Prudente, 170 jovens se alistaram
Segundo o tenente, o Serviço Militar tem como propósito criar uma reserva para servir em defesa do país, em uma eventual situação de emergência, como guerra, por exemplo. "O alistamento é agora, mas eles prestarão serviço somente em 2018 no Tiro de Guerra, onde serão disciplinados e aprenderão lições de cidadania. Ao todo, somente 100 rapazes são selecionados. A seleção deve começar em agosto e o processo de seleção ocorre até janeiro do ano seguinte", explica.
Os outros são dispensados por excesso de contingência, ou por apresentarem problemas de saúde, deficiências físicas e psicológicas. Há também casos de questões sociais, quando o jovem é responsável pelo sustento da família. Esta situação é conhecida como arrimo de família. Estudantes de curso integral, como Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Farmácia, devem se alistar, mas não servem no ano seguinte, pois têm o serviço adiado.
Documentos
Os documentos necessários para se alistar são: certidão de nascimento, RG, CPF, comprovante de endereço (conta de água ou luz, em nome do pai ou do próprio alistando) e uma foto 3x4 recente.
SERVIÇO
O alistamento deve ser feito na Junta de Serviço Militar, localizada na Avenida Brasil, sem número, na Praça da Bandeira, ao lado do camelódromo. O alistamento ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h45.