Com três vitórias em quatro partidas, a equipe de beisebol da Acae/Hinomoto/Semepp conquistou o vice-campeonato da 3ª edição da Taça de Clubes Campeões Júnior – Troféu João Tadashi Nakaie. A competição foi realizada entre 14 e 15 deste mês, no Centro de Treinamento (CT) da Yakult, em Ibiúna (SP), e reuniu nove clubes dos Estados de São Paulo e Paraná, além da seleção do Peru. O evento contou com a organização da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) e foi patrocinado pelo Los Angeles Dodgers, clube norte-americano que ocupa atualmente a primeira colocação da Divisão Oeste da Liga Nacional de Beisebol (MLB, na sigla em inglês).
Equipe foi derrotada por Guarulhos na final da Chave Ouro
Além da Acae/Hinomoto/Semepp, competiram Marília, Gecebs, Indaiatuba, Nippon Blue Jays, Guarulhos, Londrina e Nikkei Curitiba, assim como o Peru e os anfitriões de Ibiúna. Os clubes foram divididos em três grupos que foram denominados A, B e C. O time prudentino caiu na chave A ao lado de Marília, Gecebs e dos peruanos. Na B figuraram Ibiúna, Indaiatuba e Nippon Blue Jays, enquanto que na C estavam Guarulhos, Londrina e Nikkei Curitiba.
Sob o comando do técnico Mário Kaneki, os prudentinos estrearam na competição, em 14 deste mês, contra Marília. O clássico regional terminou em 3 a 2 para a Acae/Hinomoto/Semepp. No mesmo dia, os jogadores da região entraram em campo e derrotaram a seleção do Peru por 11 a 7. Assim, a equipe de Presidente Prudente se garantiu na fase semifinal da Chave Ouro.
O confronto semifinal foi disputado, em 15 deste mês, ante os donos da casa, que se classificaram após vencer Indaiatuba (11 a 1) e Nippon Blue Jays (5 a 3). O encontro terminou em 9 a 9 e foi decidido apenas nas penalidades: terminou em 11 a 9 para os visitantes.
Jogo decisivo
Desgastada após a decisão da semifinal, a Acae/Hinomoto/Semepp enfrentou Guarulhos pela decisão da Chave Ouro. O time da Grande São Paulo foi implacável e abriu 15 pontos de vantagem sobre os prudentinos, decretando o fim do jogo com o placar de 16 a 1.
O treinador da equipe de Prudente, Mário Kaneki, explica que, como o regulamento da competição permite que cada arremessador lance apenas 75 bolas, o elenco chegou para a decisão "sem bala na agulha". Segundo ele, o motivo foi a partida semifinal contra Ibiúna, que exigiu muito de seus atletas – têm entre 15 e 16 anos.
Além da medalha de prata, a Acae/Hinomoto/Semepp levou dois prêmios individuais. Os premiados foram os atletas Willian Mizumura, reconhecido como melhor rebatedor, e Rodrigo Takahashi, que ganhou o troféu de arremessador destaque. O clube voltou aos treinamentos na tarde da última terça-feira visando a preparação para o Campeonato Brasileiro Interclubes Júnior, que ocorre nos dias 2 e 3 de novembro, no mesmo local.