Entre quarta e quinta-feira, o jovem Lucas Soares Pastro, de 13 anos, atual campeão paulista pela equipe Shiratomi e pela Escolinha de Karatê de Pirapozinho, vai em busca de uma vaga na categoria kata (luta imaginária) Sub-14 para a seleção brasileira. A seletiva acontecerá em Niterói (RJ).
Organizado pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê), órgão oficial ligado ao COB (Comitê Olímpico do Brasil), o evento tem como objetivo selecionar o atleta que representará o Brasil no Campeonato Pan-americano de Karatê, que acontecerá em setembro, no ABC paulista, em São Bernardo do Campo.
Lucas Pastro possui um currículo repleto de conquistas no cenário regional, estadual e nacional. Na última seletiva para a seleção brasileira, Lucas ficou em 2º lugar, perdendo a vaga por uma diferença mínima.
O sensei Elton Shiratomi, treinador de Lucas, enfatizou a importância da seletiva em Niterói para o futuro do jovem atleta. “Participar de uma seletiva como essa é a porta de entrada para a seleção brasileira, que é o sonho de todo atleta. Lucas tem grandes chances de conquistar essa vaga, está na sua melhor fase, focado nos treinos e já possui experiência nesse tipo de evento”, destacou o treinador.
No mês passado, o carateca de Pirapozinho alcançou um marco importante em sua carreira ao conquistar seu primeiro ouro na categoria kata Sub-14 nas finais do Campeonato Paulista. “O evento foi de altíssimo nível técnico, reunindo os melhores atletas de karatê do estado de São Paulo”, pontuou o sensei do jovem.
Agora, além de buscar uma vaga na seleção brasileira, Lucas faz parte da seleção paulista que disputará as finais do Campeonato Brasileiro em novembro, em Recife (PE).