Em todos os esportes a caminhada para conquistar uma oportunidade é longa e, no futebol, isso não é diferente. Muitos garotos sonham com a vaga em um clube na Europa, vestir a camisa verde e amarela e conquistar prêmios mundo a fora. O que faz parte do objetivo do goleiro Pedro Henrique, 14 anos, que tem a chance de iniciar o sonho em Porto Feliz (SP), no Desportivo Brasil, clube da quarta divisão profissional. O jovem é aluno da academia de formação para a posição Fechando a Meta, de Regente Feijó. "Acredito que o Desportivo Brasil é um clube que tem ótima estrutura e pode me proporcionar muitas coisas no futebol. Contudo, sei que ainda não conquistei nada e é preciso ter muita responsabilidade, foco, disciplina e o principal: humildade", diz o garoto.

Aulas na academia ocorrem com a supervisão da Comissão Municipal de Esportes
Pedro conta que os primeiros passos no futebol foram dados com os amigos e que a paixão surgiu dentro de casa. "Escolhi ser goleiro pelo fato de gostar de brincar com os colegas. Quando fiquei sabendo que meu pai foi goleiro, me interessei ainda mais. Depois disso, minha mãe viu o cartaz da escolinha e comecei a brincar sério", lembra. E acrescenta. "Meus pais me incentivam muito a seguir com esse objetivo. Meu pai é minha grande inspiração", garante o jovem.
Além do pai, Pedro se inspira em Neuer, camisa 1 da seleção da Alemanha e titular do Bayern Munique. "Quero um dia chegar na seleção, defender o meu país, e jogar em um grande time da Europa", sonha mais um talento revelado na escolinha de Regente Feijó, que atualmente conta com 18 nomes. "Estamos apenas aguardando algumas questões de documentação, mas ele já foi aprovado e, com certeza, fará um bom papel no Desportivo Brasil", fala Evander Ramos, professor da Fechando a Meta.
Projeto
O professor diz que procura trabalhar com os pés no chão, porém, avalia Pedro com grande potencial. "Não dá para dizer que ele será um grande goleiro. Isso é relativo. O que posso dizer é que na idade do Pedro, ele tem tudo pra despontar e ser um atleta profissional", afirma. Evander ainda comenta que Pedro "é muito técnico para a idade que tem". "Existem goleiros sub-17 que não têm a técnica apresentada por ele. Agora, tudo dependerá de seu desenvolvimento físico e psicológico", complementa.
O idealizador do projeto explica que as aulas ocorrem com a supervisão da CME (Comissão Municipal de Esportes) de Regente Feijó e que a academia é considerada pioneira no treinamento de goleiros na região. "Não existe outra que faça esse trabalho aqui. Acredito que o garoto que inicia em uma escola especifica sai na frente, pois está sendo preparado com base em técnicas da posição para fazer quedas rasteiras, meia altura , saída de gol, elevação de joelho. Coisas que os que nunca jogaram no gol não sabem ensinar", diz o professor que garante que toda a orientação contribui na evolução da performance individual.
SERVIÇO
VAGAS ABERTAS
Interessados em ingressar na Fechando a Meta podem se inscrever na sede da CME, localizada no Ginásio de Esportes Orestes Vieira, na Avenida Clemente Pereira, 9, Centro. O atleta deve estar munido de RG e uma foto 3x4, além de um laudo médico que ateste sua aptidão física para a prática de exercícios. O projeto é totalmente gratuito e aberto para crianças com idade acima de 5 anos. Também é possível obter mais informações pelo e-mail:
[email protected].