O jovem atacante, Nathan Exupério, 16 anos, está de casa nova. O atleta, que é nascido em Presidente Prudente e formado nas categorias de base do Grêmio Prudente, deixou o Goiás (GO) para jogar no rival Atlético Goianiense (GO). As duas equipes de Goiânia protagonizam o “Clássico da Capital”.
Após fazer cerca de 30 jogos na temporada passada pelo Goiás, entre partidas da Copa do Brasil Sub-17, Campeonato Brasileiro Sub-17, Campeonato Goiano Sub-17 e a Copa Goiás Sub-17, que foi conquistada pelo Esmaraldino, Nathan fechou um contrato de formação esportivo com o Dragão para atuar pela categoria de até 17 anos e também ser utilizado no Sub-20, algo que aconteceu no ano passado em duas ocasiões com a camisa verde do time da Serrinha.
A reportagem de O Imparcial trocou uma ideia com o pai de Nathan, Levi Exupério, que faz parte da Genius Assessoria e Marketing Esportivo.
Levi relata que o filho – que é assessorado pela For Player, dos empresários Paulo Tomasete e João Paulo Tardin, e PS Sports, do jogador Emerson Palmieri, que atua pelo West Ham, da Inglaterra – e seus empresários tentaram negociar um contrato profissional com o Goiás, porém “a coisa não fluiu”. Segundo o pai de Nathan, o jovem tinha propostas de diversas equipes no final do ano e optou o Atlético Goianiense pelo acolhimento que o clube forneceu, com o contato prévio do treinador e jogadores do Sub-17 do Dragão e a possibilidade de um contrato profissional:
“A gente estava tentando negociar um contrato profissional com o Goiás e de repente a coisa não fluiu. A gente fez a rescisão com o Goiás e ele tinha 11 propostas. A gente acabou aceitando a do Atlético Goianiense. É um contrato de base. Ele vai jogar no Sub-17 e no Sub-20. No meio do ano, a gente senta para negociar um contrato profissional”, relata Levi Exupério.
A jornada de Nathan com as cores do Atlético Goianiese deve começar na terça-feira, quando o clube encara o Cuiabá pela Copa do Brasil Sub-17, às 15h, em Goiânia (GO).
Nathan despontou na base do Grêmio Prudente em 2022 durante as fases iniciais do Campeonato Paulista Sub-15. O futebol e os seis gols marcados pelo garoto no Sub-15 do Carcará chamaram a atenção do Corinthians, que acertou com o garoto ainda naquele ano, indica Levi.
Em 2023, Nathan fez parte do elenco do Timãozinho que venceu o Campeonato Paulista Sub-15. Ele deixou o Alvinegro do Parque São Jorge após o término da 1ª fase do estadual e rumou para o Goiás.
Levi descreve o filho como um artilheiro nato. “Toda competição que ele joga ele é o artilheiro. Ele chegou ao Corinthians como artilheiro de duas competições seguidas. Ele é um cara muito bem preparado, mas o futebol não é fácil e tem muitas variantes”, aponta.
Há muita coisa, segundo ele, que acontece num clube de futebol que não se pode falar. “Mas a expectativa nossa pra ele agora no Atlético Goianiense é a mais positiva possível. A gente sabe do futebol dele, ele está bem preparado em todos os sentidos, principalmente, no aspecto mental para brilhar no meio do futebol porque ele nasceu pra isso”, disse Levi, ao descrever a confiança que sente pelo filho no meio do futebol.