O recém-empossado presidente do Conselho de Administração do Sicoob Paulista, José Gasques, acaba de assumir uma cadeira como conselheiro vogal na Central UniMais Rio, que reúne 13 cooperativas do Sicoob, incluindo o Sicoob Paulista, com sede no Rio de Janeiro e atuação em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão, Pará e Santa Catarina.
Esta conquista reflete a confiança depositada em sua liderança e visão estratégica, essenciais para fortalecer o cooperativismo financeiro.
Em sua nova posição, Gasques reforça seu compromisso com as cooperativas filiadas à Central, destacando que sua atuação será pautada pela defesa dos interesses de todas elas.
Sobre sua atuação, Gasques explica a diferença entre as funções como presidente do Sicoob Paulista e como conselheiro na Central: "Na Central, a cadeira ocupada se destina a defender os interesses das 13 cooperativas que fazem parte dela. Então, aqui no Conselho de Administração do Sicoob Paulista, existe uma atuação voltada para o Sicoob Paulista, e, na Central, o olhar deve estar concentrado nas necessidades de todas as outras cooperativas".
Gasques reforça a importância da união entre as centrais do Sicoob e do fortalecimento do cooperativismo: "A união é o que faz a força. Essa intercooperação entre as centrais é fundamental, porque juntas, elas têm muito mais força junto ao Centro Cooperativo Sicoob [CCS] e ao Banco Central. Na Central, eu preciso defender os interesses do Sicoob Paulista, mas também das demais cooperativas filiadas, garantindo que a Central tenha mais representatividade dentro do CCS e que o CCS seja cada vez mais eficiente".
Com uma visão voltada ao cooperado, Gasques enfatiza a relevância de manter o foco no verdadeiro pilar do sistema cooperativo: "Precisamos desmistificar a estrutura para pensar mais no cooperado lá na ponta, porque quem sustenta essa pirâmide é o cooperado”, afirma.
A chegada de Jose Gasques como conselheiro vogal da Central UniMais Rio promete trazer uma abordagem estratégica que fortaleça o papel da central como um elo fundamental entre as cooperativas e o sistema financeiro.
Sua visão de colaboração e fortalecimento mútuo reforça a importância da união no cooperativismo e reafirma o compromisso de sempre priorizar o cooperado como peça-chave desse modelo sustentável e inclusivo.
O Sicoob Paulista celebra mais essa conquista e deseja sucesso ao seu presidente do Conselho de Administração em sua nova jornada.