Durante o primeiro bimestre de 2018, a Escola Municipal Dr João Franco de Godoy utilizou o jornal na unidade escolar como forma de possibilitar aos educandos o interesse pela leitura, buscando formar leitores habituais e cidadãos bem-informados. Pensando nisso e com ajuda do jornal, foram realizadas ações dentro da sala de aula, bem como fora dela. Houve a entrega de um exemplar por sala (9), atendendo a dois períodos, totalizando 16 professores que tiveram a possibilidade de trabalhar com o jornal como fonte de informações e divulgação de notícias envolvendo a cidade e região, enriquecendo o conteúdo trabalhado pelo professor em sala. O jornal também é disponibilizado no pátio, no canto da leitura que está organizado com livros infantis, carteiras e cadeiras, sendo disponibilizado para consulta dos alunos, pais e funcionários.
Desenvolvimento
O desenvolvimento do projeto jornal é importante, pois o jornal se torna um recurso pedagógico complementar às atividades curriculares, favorecendo o enriquecimento dos conteúdos de forma interdisciplinar com exemplos reais do cotidiano da cidade e região, incentivando o desenvolvimento da aprendizagem e o gosto pela leitura, através da leitura de textos argumentativos, dissertativos, narrativos e descritivos, além, de observações de imagens e palavras. Esse uso do jornal como ferramenta de aprendizagem propicia uma leitura de mundo, onde o aluno é colocado como agente do processo e, principalmente, como um cidadão crítico e modificador do espaço em que vive.
Notícias
Neste contexto os professores utilizaram várias notícias envolvendo a cidade e a região, observando questões: regionais, ambientais, saúde (dengue); planejamento urbano e as tirinhas. Na sala os alunos foram estimulados a manusear em grupos o jornal por inteiro, aberto sobre a carteira e orientados a buscar os cadernos que mais interessavam, observando fotos e títulos, subtítulos e o início de cada reportagem para ler até o fim se caso fosse de interesse.
Trabalho em sala
O trabalho em sala, realizado pelos professores, ficou organizado da seguinte forma: 1ºs anos: Notícias Leituras de noticias em destaque no caderno inicial; 2ºs anos: Notícias em destaque sobre a cidade; 3ºs anos: Notícias sobre a saúde e uso das tirinhas no trabalho de leitura e escrita de texto; 4ºs anos: Notícias - Leitura de notícias compartilhada, em grupos e individual. 5ºs anos: Leitura de Notícias; Carta de leitor; Leitura compartilhada e escrita de notícias.
Apresentação
A professora Ana Claudia Barreira de Oliveira que leciona no 3º ano A, fez uso do jornal com a sua turma, iniciando pela apresentação do jornal em sala de aula, problematizando sobre qual a função de um jornal escrito, levando aos alunos a conclusão de que é de informar e formar opinião. Possibilitou a manipulação do jornal pelos alunos, identificando quais as partes que compõem o jornal, identificação as sessões do jornal e, através desse trabalho, montaram um cartaz coletivo; A professora ainda realizou o trabalho de produção coletivo a partir de imagens retiradas do jornal.
Leitura diária
A professora Rosana da Mota Peluso Fortes que leciona no 5º ano B, realizou trabalho diário de leitura do jornal, explorou as notícias sobre o clima, doenças relacionadas com outono e clima com pouca chuva, além de acompanhamento do clima da cidade e épocas de chuva, avanço de doenças como a gripe. A Professora realizou o trabalho com os alunos em grupos, fez leitura compartilhada das notícias e posterior debate com as opiniões dos alunos, a partir desse trabalho foi possível criação de tirinhas humorísticas pelos alunos e produções de textos sobre doenças típicas de Outono e Inverno.
Entendimento
O trabalho diário com o jornal, realizado nas salas de aula, favoreceu o entendimento dos elementos encontrados no jornal e suas características: o cabeçalho; a manchete; os títulos das notícias; o lide; fotos, legendas das fotos, previsão do tempo e outros dados. Além de que a leitura de diferentes gêneros possibilitou ampliação significativa do vocabulário dos educandos, desenvolvendo a atenção e a concentração, através da observação de manchetes, notícias, local dos acontecimentos, datas, assuntos, imagens e legendas que compõem um jornal escrito.
Vocabulário
O uso do jornal em sala de aula permite ao aluno o acesso a este recurso, estimula a leitura, possibilita discutir e se posicionar criticamente sobre a realidade social e problemas destacados nas notícias e manchetes, além, de ampliar o vocabulário, compreender texto e participar oralmente de forma reflexiva e critica.
Orientadora Pedagógica: Andréia Aparecida Pereira de Araujo André