A Escola Municipal Antônio Moreira Lima tem utilizado o trabalho com jornal impresso, como oportunidade para formar leitores habituais e cidadãos bem informados. O desafio torna-se ainda maior considerando que “vivemos um tempo” em que a interatividade dos meios de comunicação mostra-se cada vez mais atraente que o impresso.
Objetivo
Com o intuito de incentivar que os alunos tomem gosto por este tipo de leitura, o foco é proporcionar a atividades diárias ou semanais, buscando sempre uma informação significativa para o contexto de cada sala diante de toda a gama de assuntos encontrados nas notícias locais, de entretenimentos, entre outras que atraem também os pequenos.
Leitores
Por esta razão, a escola procura, durante o segundo semestre, oportunizar momento para que os alunos se relacionem com o jornal como leitores comuns onde eles deveriam manuseá-lo por inteiro, buscar os cadernos com os assuntos que mais lhe interessam ver fotos, ler títulos, subtítulos, reportagens e etc.
Gêneros textuais
De modo geral, todos os professores trabalharam com o jornal desde o início do ano letivo. Os gêneros textuais estudados foram utilizados para mostrar que estes estão inseridos neste veículo de comunicação. Porém, projetos mais específicos foram desenvolvidos no 3° e 4º bimestres e ocorreram nos 3ºs anos, que foram desafiados a conhecer e explorar melhor tal veículo de textos e informações através de uma sequência didática sugerida pelo livro didático.
Mais atividades
Nos 4º s anos, os alunos mergulharam em uma aventura de leitura e conhecimento sobre o gênero reportagem, presente no jornal, proposto então pelo Projeto do livro “Ler e Escrever”. Já com os 5º anos, as crianças vivenciaram rotineiramente rodas de leitura que com o jornal em mãos compartilhavam as matérias lidas bem como suas impressões e interpretações sobre tal leitura.
Conhecimento
Os mesmos alunos também exploraram e conheceram melhor Carta do Leitor, através da sequência didática proposta para os 5º anos no Livro Ler e Escrever. Como resultado desta sequência didática, e contemplando o projeto “Centenário”, em alusão ao aniversário de Presidente Prudente, os alunos leram notícias referentes ao tema dos cem anos da cidade e a partir de tais leituras produziram cartas de leitor.
Atenção
Durante as atividades com o jornal, foi bastante explorado e desenvolvido os procedimentos de leitor, chamando sempre a atenção dos alunos para a periodicidade, os títulos, as notícias e as legendas das imagens. Buscou-se também desenvolver a leitura do jornal como uma habilidade prazerosa, pois esta não exige linearidade, o que permite ao leitor a escolha do que quer ler. Podendo assim ler a manchete ou aprofundar-se nas notícias ou outro gênero que demonstre maior interesse.
Conclusão
Desta forma, conclui-se que a parceria o jornal O Imparcial tem sido uma excelente e singular possibilidade que permite aos alunos o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita por meio dos diferentes gêneros nele presente, como notícias, entrevistas, tirinhas, propagandas, classificados entre outros. (Renata Daniela Silva de Cristo - Orientadora Pedagógica).