Jornal impresso é inserido em sala de aula

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 31/10/2017
Horário 11:06

Rodízio

A EM (Escola Municipal) Carlos Alberto de Arruda Campos manteve o mesmo rodízio do jornal nas salas de aula que era feito no ano passado, ficando entre os cinco dias da semana, dois dias sendo disponibilizados os exemplares do jornal para trabalho com o 5º ano, um para a sala do 4º, um dia para a sala multisseriada do 1º ano e 2º ano. Muitos podem dizer que jornal é coisa para “gente grande”, porém, a partir do momento que inserimos em sala de aula, este recurso que é tão rico em diferentes tipos de informações, possibilitamos a formação de leitores críticos, a exploração de gêneros textuais diversos presentes nesse portador. Para isso, as crianças precisam do auxílio de um leitor mais experiente, no caso o professor, que os auxiliará estabelecendo relações entre o conhecimento que já possuem e informações apresentadas no texto.

 

Leitura

A professora do 1º ano e 2º ano, Maria de Fátima Faustino Costa, realizou ao longo do semestre leitura de notícias para os alunos no momento inicial da aula, visto que todos os dias as professoras devem preparar algum tipo de texto para leitura do professor. Essa sala também realizou atividades de pesquisas de palavras de acordo com as atividades de alfabetização e famílias silábicas estudadas, associando também ao “Projeto Bullying”, propondo atividades de estudo e pesquisa no jornal de palavras que se referem a valores para confecção de cartazes. A professora também explorou as tirinhas, realizando leitura e analisando as imagens contidas em cada uma.

 

Classificados

A professora do 3º ano, Cínthia Nunes Lufêgo, realizou além da leitura feita por ela e pelos alunos nos momentos iniciais de aula, um trabalho com os Classificados, onde em grupos, após análise das características desse gênero textual e pesquisa no jornal os alunos produziram um anúncio para publicação nos Classificados. O trabalho permitiu a eles maior envolvimento e atenção a este caderno do jornal que era pouco lido por eles.

No decorrer do semestre letivo, a professora do quarto ano, Lucineia Aragoso, trabalhou em sala a leitura individual e compartilhada de notícias, previsão do tempo, tirinhas, charge, com discussões sobre o assunto abordado. Também utilizou o jornal ao trabalhar o gênero textual reportagem identificando uma reportagem, uma notícia e as partes que compõem o jornal como o cabeçalho, manchete, chamadas, imagem fotográfica, crédito, recursos infográficos. Foram confeccionados cartazes com estas notícias e cada aluno expôs seu comentário sobre a importância do jornal na escola.

 

Gêneros textuais

Neste semestre, a turma do 5º ano da professora Alessandra de Souza Romeu trabalhou os gêneros textuais, notícia e reportagem. Utilizando como base o jornal O Imparcial para a realização das atividades, os alunos foram separados em grupos, folhearam o jornal e observaram a manchete do dia e localizaram o reportagem completa referente a manchete. Foram selecionadas notícias com fotos que mais chamaram atenção. Cada grupo ficou responsável em utilizar um caderno do jornal para não repetir a notícia. Após selecionarem a notícia de diferentes áreas como: esporte, saúde, celebridade, os alunos recortaram e colaram para expor noticias em cartaz. Selecionaram os elementos da notícia (onde, quando, quem, o que) o lide o desenvolvimento da notícia para ser escrita no cartaz, identificando cada elemento dela.

 

Reconhecimento

Foram propostas pela professora atividades com o reconhecimento da manchete, e a demonstração da manchete do jornal em cartaz dando ênfase de como é apresentada a manchete no jornal e em seguida o recorte da reportagem completa. Os alunos grifaram e marcaram cada parte em destaque (manchete e a reportagem completa). As atividades foram realizadas com bastante empenho, os alunos sabem por que, para quem, e sobre o que escrevem, as atividades são pertinentes do ponto de vista da aprendizagem escolar, os alunos conhecem os objetivos da tarefa, além de ter conexão com outras matérias escolares e atividades atraentes para melhorar o clima em aula e melhorar a motivação.

 

Publicidade

Veja também