EM Rui Carlos Vieira Berbert
Com o objetivo de transformar o jornal em um apoio pedagógico complementar, este material auxiliou o trabalho curricular desenvolvido na escola. Além de contribuir com o ensino e a aprendizagem, ele buscou atualizar o aluno sobre o que ocorre em nossa cidade, país e no mundo, despertando o interesse por questões sociais, culturais e políticas, formando cidadãos mais informados e críticos sobre a realidade.
Primeiro semestre
Durante o primeiro semestre, na escola Rui Carlos Vieira Berbert, os alunos dos quintos anos, instruídos pelos seus professores, desenvolveram leitura e produção de textos com o auxílio do jornal O Imparcial. Aprenderam sobre o valor da leitura diária do jornal e a importância das divisões em cadernos e das notícias para a nossa vida em sociedade. Destaca-se os trabalhos dos alunos do 5º anos B, tendo a professora responsável Aparecida de Maria S. Becegato e do 5º ano D, tendo a professora responsável Juliana Cristina Ferreira Q. Pazote.
5º ano B
Baseados nestes objetivos, os alunos do 5º ano B, auxiliados pela professora Aparecida de Maria S. Becegato, do período da manhã, trabalharam com relato de opinião de uma notícia lida. A turma foi dividida em pequenos grupos para fazer reconhecimento da matéria proposta pela professora. Após este momento, realizaram a leitura e discutiram o assunto lido, relataram, através da escrita, a opinião do grupo. Após o termino desta etapa, cada grupo realizou a exposição oral do trabalho em forma de carta opinativa.
Leitura
Grupo de alunos do 5º ano B realizando a leitura da notícia proposta pela professora Aparecida de Maria S. Becegato.
Texto de opinião
Alunos do 5º ano B realizando a escrita do texto de opinião sobre o assunto proposto pela professora Aparecida de Maria S. Becegato.
Carta Opinativa
Presidente Prudente, 3 de Julho de 2018
Prezado editor
Nós alunos do 5º ano B, lemos a matéria Indisciplina gera isolamento de 7,9 mil presos na região.
Na região de Presidente Prudente, no Estado de São Paulo, 7,9 mil presos indisciplinados estão vivendo em isolamento. Na nossa opinião, isso pode ser tratado de várias maneiras, uma delas é ter psicólogos dentro das cadeias, podia ter mais aulas de como evitar drogas, ensinar a ter uma vida melhor quando saírem da cadeia, mais serviços para eles, e várias outras atividades para ajuda-los.
Alunos responsáveis pelo trabalho:
Adriel José Cuevas de Oliveira Idade: 10 anos
Allan Pinheiro de Lima Idade: 10 anos
Guilherme dos Santos Mazeti Idade: 11 anos
Miguel Gonçalo da Silva Santos Idade: 10 anos
Professora responsável: Aparecida de Maria Saraiva Becegato
Turma: 5º ano B
5º ano D
Os alunos do 5º ano D, auxiliados pela professora Juliana Cristina Ferreira Q. Pazote, desenvolveram o trabalho de conhecimento e estrutura de uma notícia. Foram divididos em duplas, cada dupla recebeu um exemplar do jornal e escolheram uma notícia para leitura. Após o termino da leitura, os pares montaram as partes da notícia em Manchete, “olho” da notícia, Lead ou Lide e Desenvolvimento da notícia em uma folha de papel A4. Este trabalho teve como objetivo informar sobre a importância da linguagem clara, objetiva e estruturada, considerando “o quê, com quem, onde, quando e por que” aconteceu o fato noticiado.
Notícia
Alunas do 5º ano D, Maria Eduarda Vieira e Nayara dos Santos Lima, realizando a leitura da notícia jornalística proposto pela professora Juliana Cristina Ferreira Q. Pazote.
Estrutura da notícia
Alunas do 5º ano D, Maria Clara Alves de Lima Santos e Natali Fernanda Vieira Nunes, montando o trabalho sobre a estrutura da notícia selecionada, atividade proposta pela professora Juliana Cristina Ferreira Q. Pazote.
Turma: 5º ano D
Professora responsável: Juliana Cristina Ferreira Q. Pazote
Orientadoras: Jackeline Ferreira Lima e Thais Viviane Peruchi