Com 204 municípios classificados de todo o Estado de São Paulo, sendo 14 na Primeira e 190 na Segunda Divisão, a 77ª edição dos Jogos Abertos do Interior começa oficialmente hoje e segue até o próximo dia 26, em Mogi das Cruzes. Ao todo, serão mais de 15 mil atletas envolvidos nas disputas de 25 modalidades oficiais e 11 extras em caráter experimental, nas classes masculina e feminina. Além de Presidente Prudente, que compete pela Primeira Divisão, a região conta com outras nove cidades inscritas. A solenidade de abertura ocorre hoje, a partir das 19h, no Ginásio de Esportes Professor Hugo Ramos.
Ginásio Professor Hugo Ramos sedia a solenidade de abertura
Primeira colocada na 57ª edição dos Jogos Regionais da 7ª Região Esportiva do Estado, que ocorreu entre 17 e 28 de julho, em Dracena, com 311 pontos e 228 medalhas no total, a capital da Alta Sorocabana será a única representante da região na elite dos Jogos. Ao lado da cidade, figuram no pelotão principal: Araraquara, Jacareí, Jundiaí, Piracicaba, Rio Claro, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto, assim como a anfitriã Mogi das Cruzes.
O fato de constar entre as principais cidades do Estado preocupa a secretária de Esportes de Prudente, Maria Cristina Borges Madeiral Netto, Tute. Na última oportunidade que o município atuou pela Primeira Divisão, em 2011, na 75ª edição, também disputada em Mogi, a capital regional acabou rebaixada, após terminar na última colocação com 15 medalhas e 29 pontos conquistados.
"A Primeira Divisão é muito forte. Para exemplificar, dentre as 14 participantes, Prudente é a cidade com o menor índice populacional e, consequentemente, com o menor investimento no esporte", afirma a titular da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp).
Investimento pesado
Tute relata que a Prefeitura investiu o montante de R$ 35 mil para manter as 160 pessoas cadastradas na delegação prudentina, incluindo atletas, técnicos, dirigentes e pessoal de apoio, durante os dez dias de disputas. Sendo assim, a secretária pontua que "embora a cidade chegue em desvantagem com relação às adversárias, não faltará vontade e determinação por parte dos atletas prudentinos". "Fomos campeões regionais, mas, proporcionalmente, chegamos em desvantagem, pois as outras cidades estão muito fortes. Ainda assim vamos de cabeça erguida, em busca de melhorar nossos resultados", afirma.
Presidente Prudente compete em dez modalidades: atletismo (masculino e feminino), futebol masculino, ciclismo masculino, handebol feminino, caratê (masculino e feminino), natação (masculino e feminino), tênis de campo masculino, vôlei de praia (masculino e feminino), vôlei masculino e xadrez (masculino e feminino).
Destas, o tênis de campo e a equipe masculina de vôlei da Alimentos Wilson/Tênis Clube/Semepp foram os primeiros a embarcar rumo a cidade-sede, na noite de anteontem. Para Tute, dentre as dez modalidades, a cidade possui mais chances de êxito no atletismo, ciclismo, natação e caratê, entre as individuais, assim como no vôlei e no futebol masculino, nas disputas coletivas.
Força regional
Entre as 190 cidades da Segunda Divisão, a região será representada por Álvares Machado, nas disputas da capoeira feminino individual e do tênis de mesa masculino; Dracena, pela bocha e malha, como também no futsal, handebol e tênis masculino; Lucélia, na damas e malha, assim como na capoeira e judô masculino, por equipe e individual, respectivamente. Primeira colocada na Segundona dos Jogos Regionais com 139 pontos, Martinópolis compete no atletismo masculino, na ginástica artística feminina, no biribol e no vôlei, masculino e feminino.
Pacaembu, Paraguaçu Paulista e Rancharia atuam apenas pelo atletismo masculino, enquanto que Presidente Venceslau terá atletas na natação (masculino e feminino), futebol e futsal masculino, basquete feminino e tênis de mesa feminino. Regente Feijó fecha o grupo regional com representantes no boxe (masculino e feminino) e no basquete masculino.
SAIBA MAIS
CERIMÔNIA DE ABERTURA
Com a presença de aproximadamente 950 atletas das 204 cidades inscritas, a cerimônia de abertura da 77ª edição dos Jogos Abertos está agendada para hoje, a partir das 19h, no Ginásio de Esportes Professor Hugo Ramos. Conforme o Comitê Organizador, a solenidade deve reunir cerca de cinco mil pessoas no local. Cada delegação poderá participar do desfile com apenas três integrantes, com exceção para a cidade-sede, que terá 350 componentes. Um
show de dança da Companhia Dançaré abrirá o evento com a participação de 19 artistas. A solenidade de acendimento da pira olímpica envolverá o pivô Rafael Babby, do time de basquete da cidade, assim como o ex-jogador de vôlei mogiano Miguel Nagib e o tenista João Olavo de Souza, Feijão.