Jogos Abertos da Juventude em Araçatuba: qual o legado que fica?

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 12/06/2024
Horário 04:30

Foram praticamente dez dias de competições e jogos na cidade de Araçatuba. Muitos não sabem, mas a nossa região esportiva agrega praticamente 56 municípios, o que verdadeiramente representa a nossa Diretoria Regional de Esportes de Presidente Prudente. 
Para que a nossa conversa tenha um sentido pleno e que possam entender como funciona o sistema desses jogos, a primeira fase chamamos de sub-regional e a segunda de regional. Depois dessas disputas, os vencedores por modalidades representam suas respectivas cidades na próxima fase que consideramos a final estadual. Alta sorocabana e Alta Paulista se tornam uma única delegação nessa etapa. Presidente Prudente foi com a maior delegação, mas tivemos também outras equipes que tiveram sua representatividade, como Martinópolis, Dracena, Adamantina, Osvaldo Cruz, Irapuru e Regente Feijó. 
Durante a realização de uma competição, como foi o Jogos Abertos da Juventude, percebemos que dois fatores puderam contribuir nesse nosso aprendizado, isso se entendermos que ainda podemos. Primeiro que existe um grupo que aflora crescimento e desenvolvimento, são aqueles que acreditam e depositam nessa juventude um grande valor de acreditar que o nosso Brasil tem sua força e energia pelo esporte que pratica. 
Segundo, um outro grupo, que mesmo tendo sua vasta experiência e vivência de grande jogos e descobertas, se limita a perseverar que essa geração por menor que seja, precisa se unir para que o esporte tenha força e desempenho de suas realizações. Esses podem até estar remando contra um sistema que precisa de mudanças urgentemente, e que se prendem a fatores decisivos, mas fica a reflexão. 
E quem sabe, até um terceiro grupo, que ainda continua olhando o próprio umbigo, como crença de que não vale a busca por uma geração que não se manifesta. Infelizmente, ainda iremos dar continuidade a um processo já falado e praticado por aqueles que não pensam num todo, como uma verdadeira nação, mesmo que seja numa pequena região: por que o nosso Brasil não tem nenhum um prêmio Nobel da Paz? Já havia dito isso antes!
Bravo! Parabéns a nossa Delegação da Alta Sorocabana com a Alta Paulista, vocês foram guerreiros e souberam muito bem representar a nossa região. Na próxima temporada, provavelmente a nossa representação, como sempre, será palco que o trabalho bem feito e árduo tem seus resultados daquilo que merece.  
 

Publicidade

Veja também