Jogo do Brasil influencia comércio em PP

Copa do Mundo refletiu em diminuição nas vendas de presentes para o Dia dos Namorados em relação ao ano passado, estima Sincomércio

PRUDENTE - Mariane Gaspareto

Data 11/06/2014
Horário 08:58
 

A realização da abertura da Copa do Mundo com jogo entre Brasil e Croácia amanhã trouxe impacto para as vendas do comércio varejista de Presidente Prudente em relação ao Dia dos Namorados. Em 2013, conforme o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente), o aumento foi de 10%, enquanto que para este ano a expectativa é de que seja de 5% no comércio geral. O horário de fechamento das lojas fica a critério de cada estabelecimento.

A Jô Calçados, por exemplo, encerrará suas atividades mais cedo, às 16h.  Conforme o gerente Amaro César da Silva, 31, a procura pelos produtos começou na semana passada. "As pessoas estão antecipando para não comprar muito em cima da data", explica. As vendas subiram 20%, e a expectativa é de que aumentem na quinta-feira, chegando a 30%. Os produtos mais procurados são bolsas e botas para as mulheres e sapatênis para os homens. A busca por aparelhos eletrônicos também cresceu, conforma a proprietária da K. Telecom, Karla Costa de Souza, 32. "O que tem saído mais são os smartphones com sistema operacional android, mas a procura ainda é menor do que no mesmo período do ano passado". A loja já recebeu  algumas encomendas, mas para a proprietária, o movimento só crescerá na data comemorativa. A Forró Confecções encerrará suas atividades mais cedo amanhã e, assim como as outras lojas, só espera um aumento expressivo no Dia dos Namorados, conforme a gerente Simone Regina Salvador, 35. "Brasileiro gosta de deixar tudo pra ultima hora", afirma. Os itens mais procurados do vestuário são vestidos e camisas, de acordo com ela.

Ineide Ribeiro, 37, faz parte da parcela de consumidores que ainda não sabe o que comprará para a data. Ela afirma que deverá comprar para seu marido um presente "mais útil", como uma camiseta ou um sapato. "Normalmente nós trocamos peças, assim, vejo o que ele tem necessidade e dou de presente", explica. Renata Maria Silva, 33, também vai deixar para "comprar algo na última hora". O programa "especial" da data será assistir ao jogo do Brasil. "Esse dia realmente é perfeito para os namorados, porque para as namoradas vai ser complicado". Andressa Gomes 32, resolveu prevenir e comprou na semana passada os presentes para seu companheiro. "Fiz pesquisa preço e escolhi dar uma carteira e uma calça social para ele". Ela já se conformou com a presença do futebol neste Dia dos Namorados e afirma: "Não tem jeito, homem é assim mesmo, prioriza sempre o esporte".
Publicidade

Veja também