Um jacaré-do-papo-amarelo foi resgatado neste sábado em uma rua do município de Irapuru e, após avaliação, foi devolvido ao seu habitat natural pela Polícia Militar Ambiental. A espécie é considerada ameaçada de extinção.
De acordo com a Polícia Ambiental, o animal foi localizado em via pública e resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Dracena, sendo posteriormente entregue na sede do Pelotão Ambiental. Como apresentava boas condições sanitárias, foi solto no Rio Aguapeí, em Pacaembu, pela equipe da Polícia Ambiental.
O JACARÉ-DO-PAPO-AMARELO
De acordo com a Infoteca da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) é uma espécie de crocodiliano nativa da América do Sul, com ampla distribuição no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. No Brasil, é encontrado principalmente nas bacias dos Rios Paraná, São Francisco e em algumas bacias costeiras do Sudeste e Nordeste.
O animal tem um tamanho de geralmente entre 1,5 e 2,5 metros de comprimento. Carnívoro, alimenta-se de peixes, aves, pequenos mamíferos e invertebrados. Seu habitat costuma ser áreas alagadas, como pântanos, rios, lagos e brejos.
Ainda conforme a Infoteca da Embrapa, a espécie enfrenta ameaças devido à destruição de seu habitat natural, caça ilegal e tráfico de animais silvestres. Sua área de distribuição coincide com regiões densamente povoadas e impactadas por atividades humanas, o que agrava sua situação.