Depois de mais de seis anos sem nenhum representante da região no Legislativo federal, a partir de hoje Izaque José da Silva (PSDB) ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Em sessão extraordinária realizada ontem, os 13 novos parlamentares da Câmara Municipal apreciaram o pedido de licença do vereador, concedido por 12 votos favoráveis – apenas o próprio Izaque se absteve de votar por se considerar parte interessada.
Para que ele pudesse ocupar o cargo de deputado federal, os vereadores prudentinos precisaram se mobilizar no último mês: no fim de dezembro foi realizada uma sessão extraordinária para a apreciação de uma emenda à LOM (Lei Orgânica Municipal), autorizando parlamentares a tirar licença não remunerada para assumir mandatos eletivos nas esferas estadual e federal. Com a aprovação, Izaque apresentou o pedido de afastamento na terça-feira, que já foi apreciado ontem.
Com 12 votos favoráveis, Câmara de Prudente aprovou licença de Izaque José da Silva
A cerimônia foi rápida, já que Izaque estava ávido para partir para Brasília. "Eu preciso estar lá já às 9h para tomar posse às 11h", esclareceu o tucano entre abraços e despedidas. Mesmo assim houve tempo de florear a solenidade com elogios dos colegas, que estimam o experiente político, com um histórico de sete legislaturas (a última alcançada agora, em 2016) e mais de duas décadas de vereança.
A afobação por demonstrar o apreço pelo vereador foi tanta que houve quem justificasse antes mesmo de votar – contrariando o rito da casa. Mas o saldo foi positivo e o evento se encerrou com a simbólica imagem do político ovacionado enquanto dá seu "até logo".
Apesar do clima de vitória, na manhã de ontem, Izaque Silva estava consciente do desafio que enfrentará pelo tempo que permanecer como deputado federal. "Estou feliz, mas preocupado. Vivemos um momento conturbado na política e essa função traz uma enorme responsabilidade", explica.
O tucano garante que trabalhará arduamente em busca de recursos para a região e que sua primeira ação será dialogar com representantes dos municípios e de entidades para diagnosticar as principais necessidades da região e buscar auxílio para esses gargalos.
Suplente empossado
Apesar dos holofotes estarem voltados para Izaque Silva na manhã de ontem, Wellington de Souza Neves, conhecido como Wellington Bozo, primeiro suplente do PSDB que recebeu 1.115 votos nas últimas eleições municipais, foi empossado como vereador. Esse foi o segundo pleito concorrido pelo jovem de 31 anos, que é autônomo e presidente da Associação dos Moradores do Jardim Maracanã.
Empolgado com o novo cargo, ele disse estar consciente do momento de corte de gastos e eficiência na gestão de recursos do município, de modo que não trará "projetos megalomaníacos" que pretendem trazer grandes impactos no caixa público. Sua atuação será voltada para a educação e uma proposta já analisada é a capacitação de professores da rede municipal para lidar com crianças que possuem deficiência auditiva.
Dança das cadeiras
Izaque só pode assumir o cargo em Brasília depois de uma "dança das cadeiras" no âmbito da política estadual. Como já noticiado por
O Imparcial,
dois deputados de seu partido - Duarte Nogueira e Bruno Covas - assumiram cargos no Poder Executivo de municípios paulistas. Candidato a deputado federal no pleito de 2014, com 33.724 votos, Izaque era o sexto suplente da lista. Mas como o tempo foi passando e outros nomes foram assumindo cargos públicos e as vagas remanescentes, o político prudentino assumirá temporariamente o cargo.