Iugi Oshiai, da natação ao pickleball

Nadador que se aventura em diferentes modalidades esportivas mobiliza associados do TCPP a aprenderem o mais novo esporte implementado no clube

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 04/01/2025
Horário 08:09
Foto: Cedida
Pickleball: modalidade foi implantada há pouco tempo no local, e vem ganhando novos adeptos diariamente
Pickleball: modalidade foi implantada há pouco tempo no local, e vem ganhando novos adeptos diariamente

Um frequentador do TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente) desde sua adolescência, atualmente, quase que diariamente, o arquiteto e urbanista, Iugi Oshiai, que é gestor do CPO (Centro de Pós-Graduação em Odontologia) na cidade, intercala atividades na academia de musculação, natação, beach tennis, e agora está se dedicando também ao pickleball, modalidade implantada há pouco tempo no local, por meio do conselheiro Renato Lotfi, mas que vem ganhando novos adeptos diariamente.

“Me interessei bastante pelo pickleball! Aproveitei a vinda do pessoal de Araraquara [SP], que é a cidade de referência deste esporte, no Brasil, para aprender um pouquinho. E, justamente para favorecer e implementar a prática do esporte no clube, nos reunimos num fim de semana, aproximadamente dez pessoas e montei um grupo de WhatsApp, desta modalidade esportiva, para facilitar a comunicação entre os praticantes para combinar os horários dos encontros”, expõe Iugi. 

Segundo ele, o grupo é aberto a todos os sócios interessados nessa prática esportiva. “Nossa ideia é combinar horários para aprender, para jogar, trocar experiências, porque é um esporte novo no clube e também na cidade. Então precisamos conhecer melhor as regras, comprar equipamentos, pesquisar sobre modelos de raquetes, e, queremos apoiar e trabalhar junto com a diretoria”, salienta ele, acrescentando ainda que o pickelball já possui um “coordenador”, Bruno Marasca.

Da Prudentina para o TCPP

Iugi conta que inicialmente, quando criança, treinava natação na Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) – Prudentina. Porém, por influência de seu irmão, Jogi Humberto Oshiai, começou a frequentar o Tênis Clube, na pré-adolescência. 

Ele explana que o Tênis Clube é um clube diferente, sempre com diretorias muito antenadas, e acredita que por isso continua vivo até hoje. “Podemos elencar, no aspecto social, foi o único clube da cidade que teve uma bateria de escola de samba, o Malacos do Tênis Clube. E em termos esportivos, sempre introduziu alguns esportes na cidade”, pontua. 

Ele diz se recordar que lá em sua adolescência, o doutor Galvão, que foi presidente, trouxe um esporte que se jogava bastante em São Paulo, o espirobol, que consiste em uma bola de pugilismo presa a um cabo num poste. “A maioria não se lembrará desse esporte. Depois disso, ganhamos o futevôlei, por intermédio de Valmir Macarini. O primeiro clube a ter futevôlei na cidade. Em seguida, o pioneirismo continuou com as quadras de beach tênis, e agora o pickleball. O clube está sempre saindo na frente!”, exclama o associado. 

Um atleta disciplinado

Um atleta nato que sempre teve a natação como seu principal esporte, chegando a ser campeão brasileiro. “Defendi as cores da Prudentina, do Esporte Clube Pinheiros de São Paulo, do Yara Clube de Marília, e encerrei minha carreira no Canadá Country Clube, em Londrina [PR], onde morei por cinco anos, no período que eu estudei arquitetura e urbanismo na UEL [Universidade Estadual de Londrina]. Sempre gostei muito de esporte”, frisa.

Depois que parou de nadar, Iugi começou a se dedicar a outros tipos de esportes, além da natação. O triatlon, por incluir a natação. Também praticou mergulho autônomo (mergulho com cilindro de ar comprimido); inclusive organizou várias turmas deste curso no município, na ocasião, na piscina de saltos ornamentais, no Centro Olímpico.

“Inclui também o tênis de campo, recentemente o beach tênis, principalmente na pandemia e depois da pandemia, e agora com esse investimento do clube, dando oportunidade aos novos, aos associados, ao pickleball”, reforça. 

Compartilhando conhecimento

Iugi conta que em função do seu passado esportivo, também teve um breve histórico como professor de natação. Primeiramente ministrou por cerca de dois anos aulas na Apea, e uns dois, três anos no Tênis Clube, onde implantou a escolinha de natação, inclusive com a presença do recordista mundial dos 400 medley Ricardo Prado, na formatura de uma das turmas da modalidade. A escolinha foi assumida, posteriormente, pelo professor Flávio Lourenção, e depois pelo atual mestre, Jardel Duberger Neves. 

“Fico muito feliz, porque temos vários associados fazendo aula de natação, treinando, triatletas... é isso que acho bacana no clube! É um clube vivo, que vai do tiro ao alvo, ao tênis de mesa, ao xadrez, a grupos de dança, a esportes de rede com bola. Todo dia vejo meus amigos jogando o biribol! Temos a bocha e o squash. Ou seja, é um clube muito completo, além de várias atividades sociais e culturais também é preocupado com questões ambientais. O Tênis está de parabéns, e os seus associados também!”, exalta o sócio, Iugi Oshiai.

Cedida

“O Tênis está de parabéns, e os seus associados também!”, exalta Iugi

Publicidade

Veja também