O Grêmio Prudente irá viajar mais de 7,3 mil quilômetros na primeira fase da Série A2, em um período de cerca de dois meses – de janeiro até o começo de março. O itinerário do Carcará ao longo das 15 rodadas equivale uma viagem de ida de Presidente Prudente até Madri, capital da Espanha. O roteiro de viagem da equipe prudentina será o mais longo entre as 16 equipes da A2 2025, conforme levantamento do site Escanteio SP.
O Grêmio fará oito jogos em casa, no Estádio Paulo Constantino, o Prudentão, com a estreia acontecendo diante da torcida prudentina contra o indigesto São José no dia 15 (quarta-feira), às 19h30.
O primeiro compromisso fora será a 492 km de Presidente Prudente em Itu, quando o Carcará pega o Ituano no Estádio Dr. Novelli Júnior pela 2ª rodada da A2. O time prudentino volta a jogar fora de casa na 4ª rodada contra o XV de Piracicaba no Estádio Barão de Serra Negra, a 469 km de Prudente.
Na 6ª rodada, o plantel do Carcará volta a subir no ônibus, desta vez, para rumar até a Arena Barueri, na Grande São Paulo, onde medirá forças contra o Oeste. Após viajar 525 km e ir a campo em Barueri, o Carcará deve permanecer na região da metropolitana da capital paulista, já que na 7ª rodada encontra o Capivariano no Estádio Municipal de Capivari, que fica a 107 km do campo de jogo da 6ª rodada.
A viagem mais longa da equipe prudentina será até o litoral paulista. Os comandados de Sérgio Guedes irão percorrer 624 km e terão que descer a serra para encarar a Portuguesa Santista no Estádio Ulrico Mursa, na 9ª rodada. Já na 11ª rodada, o Grêmio Prudente vai até o tradicional Estádio da Rua Javari para medir forças contra o Juventus da Mooca, na capital paulista.
As duas últimas saídas na primeira fase serão para cidades próximas. Na 13ª rodada, o Carcará pega o Rio Claro no Estádio Municipal Dr. Augusto Schmidt Filho. O time de Prudente fecha a primeira fase da A2 em Araraquara na moderna Arena Fonte Luminosa contra a Ferroviária.
“A LOGÍSTICA TEM QUE SER ANTECIPADA”
O novo preparador físico do Grêmio Prudente, Jackson Schwengber, lidera os trabalhos da comissão técnica do Carcará no aspecto de preparar o plantel gremista para encarar o itinerário da equipe prudentina ao longo da primeira fase da A2.
O experiente profissional, que conta por passagens por clubes como a Chapecoense, disse que a longa distância percorrida ao longo das 15 rodadas será um empecilho a mais na campanha do Carcará, porém o trabalho de remediar o desgaste dos atletas na sequência de saída e vindas de Presidente Prudente começa de forma fundamental com a pré-temporada.
“A logística tem que ser antecipada. Ela, sim, vai nos trazer problemas, não vai ter como. A saída é remediar isso para tentar minimizar os desgastes dos atletas e isso também vai muito da superação deles. A gente vai ter que nos organizar ao máximo para potencializar a questão física dos atletas para não sofrer tanto com essa quilometragem num período de dois meses”, disse Jackson ao comparar a situação de longas viagens do Grêmio Prudente ao itinerário que ele vivenciou quando passou por Chapecó (SC).
Caio Gervazoni
Grêmio Prudente será a equipe que irá percorrer a maior distância na primeira fase da A2
Jackson Schwengber, lidera os trabalhos da comissão técnica do Carcará no aspecto de preparar o plantel gremista para encarar o itinerário do time ao longo da primeira fase da A2