Itens natalinos já embelezam estabelecimentos de Prudente

Laços, fitas, piscas-piscas, bolas, papais-noéis e árvores sempre estão à frente da lista de compras dos consumidores para a decoração

Weverson Nascimento - Beleza do Natal na loja faz encher os olhos e o coração com o espírito natalino
Weverson Nascimento - Beleza do Natal na loja faz encher os olhos e o coração com o espírito natalino

Está se aproximando uma das épocas mais bonitas do ano, quando as famílias começam a decorar suas casas, modestamente ou cheia de pompas, para a celebração do Natal. O mês de novembro se encaminha para o fim e já é possível encontrar os itens decorativos em várias lojas de Presidente Prudente. Além de ser uma aposta para a recuperação econômica das lojas, a procura simboliza que os clientes querem investir no fim de ano. Laços, fitas, piscas-piscas, bolas, papais-noéis, árvores e muito mais são os itens que, claro, sempre vem à frente na pedida.
A reportagem falou com Rita Daleffi, proprietária da Multi Itens Utilidades e Decoração, um dos estabelecimentos que é tradição de variedade de produtos de decoração há décadas em Prudente, sobre a comercialização dos itens. Segundo ela, o Natal é uma época do ano em que a decoração temática, por ser cheia de detalhes, precisa de antecipação para ser feita, principalmente para designers, decoradores que geralmente têm lojas, shoppings, entre outros grandes estabelecimentos para deixar bonito e com aquele ar mágico que o período simboliza. “Por isso, em agosto já estamos com as vendas de Natal. E isso não é de hoje, mas de 25 anos atrás. A beleza do Natal na loja faz encher os olhos e o coração com o espírito natalino que a data causa”, destaca a empresária. 
De acordo com Rita, na loja não tem um item natalino que venda mais que o outro. Todos são muito bem vendáveis. “Tem época que a gente vende mais bolas, em outras árvores, lâmpadas, leds, papais noéis, e assim por diante. Depende do cliente. Quanto aos preços varia muito também. Uma árvore de Natal, por exemplo, pode ser adquirida por R$ 3 [aquelas pequenininhas de mesa] a R$ 3 mil. Vai depender do seu tamanho e das pontas [elas são vendidas por pontas]”, explica a proprietária.
Já na loja Giga, na área central, o gerente Adriano Ferreira dos Santos garante, sim, que tem os itens mais pedidos. De acordo com ele, os enfeites de árvores de Natal, bem como os piscas-piscas, são “os que comandam as listas de compras”. Nesse mês, ele não deixa de mencionar que o comércio já sentiu o aumento na procura, que “deve crescer agora, depois do vale-pagamento [dia 20], e ir até os dias que antecipam o Natal”.
A loja já está toda preparada, e tem produtos de baixo custo financeiro até preços maiores, conforme Adriano, dependendo do que o cliente procura. “O Natal é, sem dúvidas, como todos sabem, a maior data comemorativa e que traz mais lucros para o comércio. Estamos contando com uma boa passagem de final de ano”, frisa.

Pandemia: prós e contras do período

Agora, que a pandemia refletiu nas vendas, não só natalinas, Rita, da loja Multi Itens, concorda com certeza. Segundo a empresária, porque está todo mundo preocupado com o amanhã. Muitos perderam o emprego. É um ano atípico, muito preocupante para a população, em que todos ou a maioria está contida, por conta do medo, das incertezas do que está por vir.
“Em comparação ao mesmo período do ano passado, por exemplo, nessa época as vendas estavam muito mais aquecidas. Já tínhamos vendido todos os papais noéis da árvore e esse ano, não. Muitas pessoas estão reaproveitando enfeites que já tinham guardados. Contendo mesmo as despesas não essenciais”, menciona Rita.
Fora isso, o gerente do Giga complementa que há uma expectativa grande para o final do ano, tanto para os comércios, “que precisam se recuperar da crise causada pela pandemia, que ainda existe, assim como para as pessoas, que querem fechar o ano com mais felicidade e tentar deixar a tristeza vivida para trás, apostando no amanhã”.

Foto: Weverson Nascimento

lojas vendem itens de natal em presidente prudente
Multi Itens conta com variedade de produtos para o consumidor escolher o que mais lhe agrada

Publicidade

Veja também