O artista plástico prudentino, Itamar Xavier de Camargo, terá duas de suas obras, ainda em produção, expostas em Osaka, no Japão, no Enokojima Art Center, de 26 de abril a 1º de maio. Nesta semana, ele e outros quatro grafiteiros, artistas do coletivo Positiva Crew, estão dando vida aos “primeiros prédios grafitados do oeste paulista”, no Jardim Cobral, em Presidente Prudente, os quais devem ser finalizados nesta sexta-feira.
Ele diz que não estará presente no evento, mas seu coração com certeza. “Ver meu trabalho chegando ao outro lado do mundo me mostra que estou no caminho certo e as pessoas estão curtindo, apreciando tudo que faço!”, exclama o professor artista, ao explicar que a oportunidade de participar dessa exposição coletiva surgiu após a Bela Biennal Europeia e Latino-Americana, onde ele recebeu honra ao mérito pelo trabalho desenvolvido com lixo eletrônico, que foi de encontro com o tema desse ano, “Sustentabilidade”.
Itamar diz que O Imparcial tem acompanhado sua trajetória. Através de suas várias reportagens o público leitor deste jornal sabe de onde ele vem, do seu envolvimento com o tráfico de drogas, roubos, os anos de prisão até se tornar professor e artista plástico!
“HOJE, OS PRÊMIOS, HOMENAGENS E RECONHECIMENTO SÃO OS FRUTOS DE DEDICAÇÃO E VONTADE DE MELHORAR COMO PESSOA”
Itamar Xavier de Camargo
“Com certeza ninguém e nem eu mesmo esperava tanto. Talvez eu nem mereça, mas creio que de fato colhemos o que plantamos e os anos de prisão e dificuldades foram a colheita dos erros que cometi. Hoje, os prêmios, homenagens e reconhecimento são os frutos de dedicação e vontade de melhorar como pessoa”, pontua Itamar Xavier.
Além de exposições coletivas na Europa e Japão, Itamar tem participado de outros vários eventos. De 10 a 26 de fevereiro, ele integrou a Semana da Arte na Art Lab Gallery, em São Paulo (SP). Fez-se presente com sua arte no Projeto Pimpmy Carroça, na Barra Funda (SP). Teve suas obras expostas no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro, na Finlândia.
Em 2021, ele já havia exposto seu trabalho na Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte, “Bela Bienal”, com exposições coletivas na Finlândia e Rio de Janeiro.
“A Art Lab Gallery é uma das mais conceituadas galerias do país que fica no coração financeiro do Brasil, na Rua Oscar Freire. Mais que expor, minhas obras têm sido valorizadas e vendidas, o que me motiva a permanecer produzindo”, acentua Itamar.
As laterais de dois prédios do Jardim Cobral estão ficando cheias de vida e cor pelas mãos de Itamar, Joka, Índio, João Célio, Osmose, fazendo parte das ações comemorativas da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) à Semana da Arte Moderna.
“É uma continuação do trabalho que fizemos no TCPP [Tênis Clube de Presidente Prudente]. No primeiro prédio retratamos a Tarsila do Amaral com uma pegada urbana, contemporânea, com letras de grafite, com abstratos. E o segundo, que está sendo feito pelo João e o Osmose, eles estão retratando um dos personagens da Semana de Arte Moderna de 1922, que é Villa Lobos”, cita Itamar.
Cedidas
Itamar: “Ver meu trabalho chegando ao outro lado do mundo mostra que estou no caminho certo”
Continuidade da arte produzida no TCPP em comemoração à Semana da Arte Moderna