Irmão de Sâmia, médico natural de Prudente é assassinado a tiros em quiosque na Barra da Tijuca, no Rio

Diego Ralf de Souza Bomfim, de 35 anos, era graduado em Medicina pela Unoeste e especialista em Ortopedia e Traumatologia; caso ocorreu nesta madrugada

Geral - DA REDAÇÃO

Data 05/10/2023
Horário 09:21
Foto: Reprodução
Diego Ralf de Souza Bomfim foi morto a tiros no Rio de Janeiro
Diego Ralf de Souza Bomfim foi morto a tiros no Rio de Janeiro

Natural de Presidente Prudente, o médico Diego Ralf de Souza Bomfim, 35 anos, foi um dos três assassinados na madrugada desta quinta-feira em um quiosque de praia na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Ele era irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), também natural de Prudente.

Diego era graduado em Medicina pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Prudente, e especialista em Ortopedia e Traumatologia, em Cirurgia do Pé e Tornozelo e em Reconstrução Óssea.

De acordo com os repórteres Cristina Camargo, Francisco Lima Neto e Bruna Fantti, da Folhapress, as vítimas, além de Diego, são Marcos de Andrade Corsato, 62 anos, e Perseu Ribeiro Almeida, 33 anos. Um quarto médico ficou ferido e foi levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, no mesmo bairro. Eles estavam na cidade para participar de um congresso internacional de ortopedia.

O crime aconteceu por volta da 1h, em frente ao Windsor Hotel, área nobre do bairro.

Ainda segundo reportagem da Folhapress, imagens de câmeras de segurança mostram que os quatro médicos estavam sentados em uma mesa do quiosque quando três homens, vestidos com roupas pretas, desceram de um carro branco parado do outro lado da via e começaram a atirar no grupo.

Após balearem os quatro ocupantes da mesa, os criminosos voltam correndo ao veículo e vão embora sem roubar nada.

As imagens mostram também que outros clientes do quiosque testemunharam o ataque e saíram correndo para não serem feridos.

A Delegacia de Homicídios da capital investiga o crime. Ainda na madrugada, foi realizada perícia no local do crime e no quarto das vítimas no hotel em que estavam hospedadas. Celulares dos médicos foram apreendidos.

Testemunhas estão sendo ouvidas e imagens de câmeras de segurança são analisadas para identificar o veículo que transportou os suspeitos.

Policiais do 31° BPM (Batalhão de Polícia Militar) chegaram a realizar buscas para localizar os acusados, mas nada foi encontrado. O policiamento foi reforçado na região.

Veja vídeo do momento do crime:

"Sâmia está devastada"

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), delegada por Sâmia Bomfim, assinou a seguinte nota sobre o ocorrido:

"Hoje, acordamos com a notícia estarrecedora do assassinato de Diego Ralf Bomfim, irmão da companheira e deputada federal Sâmia Bomfim, e mais dois médicos que estavam com ele, Marcos de Andrade Consato e Perseu Ribeiro Almeida. Nos solidarizamos com todos os familiares de todas as vítimas desse crime bárbaro. Queremos agradecer todas as mensagens de solidariedade e apoio, que vieram de todos os lugares. Evidentemente, Sâmia está devastada nesse momento terrível de perda e dor, assim como o seu companheiro Glauber Braga [também deputado federal pelo PSOL], que a acompanha neste momento. Pelas imagens divulgadas pela imprensa, tudo indica que se trata de uma execução. Exigimos imediata e profunda investigação para descobrir as motivações do crime, assim como a identificação e prisão dos executores. Já pedimos ao ministro da Justiça, Flávio Dino, o acompanhamento do caso pela Polícia Federal e estamos formalizando a solicitação com o ministério".

Universidade presta condolências

O diretor das Faculdade de Medicina da Unoeste, Murilo de Oliveira Lima Carapeba, emitiu a nota abaixo:

"Em nome da Unoeste e da Famepp [Faculdade de Medicina de Presidente Prudente], manifestamos com imenso pesar o falecimento do Dr. Diego Ralf de Souza Bonfim. O médico era egresso da Famepp/Unoeste, tendo concluído a graduação em Medicina em 2015. Deixamos aqui registradas nossas condolências aos familiares e amigos".

PSOL se manifesta

O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) publicou a nota a seguir:

"O PSOL manifesta seu profundo pesar e indignação diante do assassinato do médico Diego Ralf Bonfim, irmão da deputada Sâmia Bomfim, e de seus colegas Marcos Andrade Corsato e Perseu Ribeiro de Almeida. Expressamos toda nossa solidariedade e apoio à deputada e à sua família, assim como aos familiares dos colegas de Diego. Exigimos às autoridades competentes que investiguem este crime de forma rigorosa e eficiente, para que os responsáveis sejam identificados e punidos de acordo com a lei. O PSOL também reforça seu compromisso com a luta por um Brasil mais seguro, justo e igualitário, onde vidas não sejam perdidas para a violência desenfreada".

SP oferece colaboração

O governo do Estado de São Paulo lamentou a morte dos três médicos paulistas e afirmou se solidarizar com familiares e amigos das vítimas.

"O Estado está à disposição do governo do Rio de Janeiro para colaborar com as investigações", comunicou em nota. "Por determinação da Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil enviou uma equipe do DHPP [Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa] ao Rio de Janeiro para auxiliar na investigação dos fatos", pontuou.

Foto: Reprodução - Foto mostra médicos reunidos antes do assassinato; Diego está com camiseta do Santos Futebol Clube

Publicidade

Veja também