Neste sábado, ocorre o encerramento da Oficina de Toque de Viola Caipira, iniciada em 24 de julho, no Centro Cultural de Irapuru, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Ministrada pelo violeiro e artesão de viola, Haroldo Lobo, de Presidente Prudente, a oficina é um complemento do projeto “Caipirapuru 2019 – Rumo aos 20 anos”, pelo edital ProAc 14/2019, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que depois da festa realizada em 2019, previa outras atividades durante o ano de 2020, mas que foram adiadas em virtude da pandemia da Covid-19.
No final da oficina, haverá uma aula especial com projeção audiovisual sobre fabricação de viola artesanal por Haroldo Lobo, que também é luthier (artesão de viola).
“Com o apoio da Prefeitura de Irapuru e do Clube Amigos da Viola de Presidente Prudente, que é coordenado por mim, também como integrante da Comissão Organizadora do Caipirapuru, deverão ocorrer novas atividades para que o Grupo de Violeiros de Irapuru possa tocar novamente na maior festa da cidade, rumo à tão sonhada Orquestra de Viola Caipira de Irapuru”, ressalta Renato de Jesus Souza Silva, o Jesus de Burarama.
SERVIÇO
As inscrições são gratuitas e os interessados ainda podem comparecer no Centro Cultural de Irapuru no início das aulas ou contatar o diretor de Cultura, Valmir Vitorino (98122-3132).
Foto: Cedida
Viola artesanal feita por Haroldo Lobo, que também é luthier