IPCC: permafrost

Permafrost é o termo usado para descrever o solo que permanece abaixo de 0°C durante o ano, por pelo menos dois anos consecutivos. Geralmente contém gelo em várias formas, desde gelo retido dentro dos poros do solo até corpos massivos de gelo mais ou menos puro, com muitos metros de espessura. 
A presença de gelo no permafrost faz com que ele se comporte exclusivamente como um material terrestre e também o torna sensível ao aquecimento climático. Evidências visuais dramáticas de terrenos de permafrost, como solo padronizado, elevações de terra, cunhas de gelo, movimento de massa e características termocársticas são todas dependentes, até certo ponto, da presença de gelo no solo. As evidências da existência do permafrost foram datadas de 600 milhões de anos atrás. Parece, no entanto, que o permafrost não persistiu ao longo do tempo geológico, mas ocorreu esporadicamente sem um padrão discernível. 
A maior parte do permafrost atual tem milhares de anos e foi formada durante o último período glacial ou Pleistoceno. O permafrost contendo grandes quantidades de gelo e vulnerável ao degelo é frequentemente de maior importância prática. Hoje, o permafrost está subjacente a 20-25% da superfície terrestre da Terra, nas regiões polares e circumpolares, e em áreas alpinas em latitudes mais baixas. Condições de congelamento nas camadas superficiais da Terra também são encontradas em latitudes temperadas, e em alta altitude nos trópicos. Em outros lugares, o permafrost é encontrado na Antártida, em ilhas de alta latitude, nas cadeias de montanhas da Escandinávia, Europa, América do Norte, Ásia Central, Chile e África do Sul, e picos dispersos de baixa latitude. 
Em regiões cobertas de gelo, o permafrost ocorre nas margens das geleiras e em oásis não glaciais. O permafrost também é disseminado abaixo do leito marinho no Oceano Ártico. No entanto, devido à depressão do ponto de congelamento como resultado dos sais presentes, a ocorrência de extenso material ligado ao gelo é limitada às áreas da plataforma continental que foram expostas a condições subaéreas durante o Pleistoceno. 

Fonte:
https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2018/03/ipcc_far_wg_II_chapter_07.pdf;

Publicidade

Veja também