IPCC: Grupo de Trabalho II

O 6° Relatório de Avaliação é um documento criado pelo IPCC, com o escopo de analisar em sua forma mais abrangente a mudança do clima. O relatório do Grupo de Trabalho 2 focou numa avaliação detalhada dos impactos, riscos e adaptação das mudanças climáticas nas cidades, onde vive mais da metade da população mundial e exigiu ações imediatas, já que os impactos já estão ocorrendo e os cenários futuros apontam para o agravamento da situação, com impactos negativos predominando. 
O relatório do IPCC apresenta dados e análises em escala global e regional sobre os impactos já observados relacionados ao clima nos sistemas humanos e ecossistemas, e também as projeções e os riscos no curto, médio e longo prazos, sob diferentes cenários de aquecimento global, ou seja, diferentes trajetórias de emissões que podem aumentar a temperatura média global em 1,5ºC, 2ºC ou mais, comparado aos níveis pré-industriais.  
Entre os principais dados, o relatório mostra que, entre 2010 e 2020, as mortes provocadas por enchentes, secas e tempestades foi 15 vezes maior nos países mais vulneráveis. Outra conclusão é de que as consequências dos eventos extremos provocados pelo aquecimento global têm levado milhões de pessoas para a insegurança hídrica e alimentar, e indica aumento de doenças tropicais, como a dengue. 
O documento também afirma que, nos últimos 50 anos, o crescimento da produtividade agrícola está mais lento, especialmente nas regiões de média e baixa latitude, ou seja, nas áreas tropicais, e a população da América do Sul está entre as mais vulneráveis do planeta pela combinação de pobreza, acesso limitado a serviços básicos e recursos e modos de vida altamente expostos, além dos desafios de governança. 
O documento ressalta que as lacunas de adaptação ainda são grandes e isso decorre de medidas fragmentadas, desenhadas para setores específicos ou da falta de ações em larga escala. Por isso, outra mensagem relevante apontada no documento envolve a necessidade de adotar uma perspectiva integrada de ação ao que se denominou de trajetórias de desenvolvimento resilientes ao clima.

Fonte:
https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/03/relatorio-sobre-mudancas-do-clima-tem-participacao-de-cinco-cientistas-brasileiros

Publicidade

Veja também