Desde o início de janeiro, a casa, ou melhor, o palco da Cia Estável - projeto do Instituto Cultural Promodança, está sendo o Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. O Núcleo Sênior e Pré-Junior de Prudente conta com a parceira da Prefeitura, através das secretarias de Cultura e Educação.
A Cia Estável recebe alunos de diversas escolas de dança, que participaram de festivais livres promovidos pelo Instituto Cultural Promodança, durante o ano de 2024 e que foram selecionados para participarem desse projeto.
De acordo com o diretor do Instituto Cultural Promodança, Mauricio de Oliveira, a Cia Estável acontece em dois núcleos - Caraguatatuba e Presidente Prudente. “Em Caraguatatuba, porque nós temos o Festival Internacional, a sede é lá. E Prudente porque realizamos o Festival de Danças e a cidade está próxima de todas as regiões do centro-oeste do Estado de São Paulo, onde a gente realiza os festivais como Barra Bonita, Barretos, Araçatuba, entre outras e também, o que é muito importante, é a parceria com o poder público, principalmente na estrutura do projeto”, explica Mauricio.
Ainda segundo o diretor, durante todo o mês de janeiro, esses alunos selecionados estão fazendo aulas, estudando e montaram um espetáculo, “La Bayadere & Grand Divertissement”, que será apresentado para o público de hoje a sábado, no Teatro Paulo Roberto Lisboa. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será trocado pelo ingresso.
“O projeto Cia Estável é a base de uma formação de uma companhia. Então, nesse curso, os alunos têm ideia de como funciona uma companhia em período integral, com rotina de aulas, rotina de ensaios e apresentações. É como se fosse um estágio dentro de uma companhia, com professores diferentes, matérias diferentes, porque eles têm aula técnica, teórica e também tem a prática, que seriam as apresentações, ou seja, a conclusão do curso”, ressalta o diretor.
O projeto Cia Estável foi criado em 1996 e é formado por bailarinos que participaram de festivais livres realizados pelo Instituto Cultural Promodança e de outras produtoras associadas.
Em Prudente, as vagas são concedidas através dos festivais: Prudente em Danças e Festival Livre & Título Promodança Regional. O Núcleo Presidente Prudentes tem um total de 70 bailarinos vindos de diversas cidades do Estado de São Paulo, além dos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. E nesta temporada, conta com a presença de Northern Institut of Dance, da cidade de Prince George, Canadá. Entre bailarinos, produção, figurinistas, professores, e produção de alojamento e alimentação, a Cia Estável é formada por cerca de 90 integrantes.
As aulas são realizadas o dia todo: aulas de balé, jazz, sapateado, montagem coreográfica, com professor específico para cada modalidade para o núcleo Sênior e também Pré-Junior, tudo feito separadamente. “Com certeza as aulas preparam os bailarinos para o espetáculo. Eles voltam para suas cidades, para suas escolas de dança, com uma bagagem de informações, justamente pela linguagem ser diferente, pela própria formação dos profissionais que estão com a gente, são diferentes”.
Para Mauricio, o objetivo básico do projeto é reunir bailarinos na produção de um espetáculo com estilos diferenciados, onde a pesquisa, estudos artísticos e pedagógicos são o apoio de uma carreira profissional. É a maior reunião de jovens talentos promissores.
Desde sua criação, muitos dos atuais profissionais de dança, que hoje atuam no Brasil e fora dele, passaram por este projeto. Ele acontece em janeiro, mas não é um curso de férias. É uma vivência artística e prática dentro de um ideal, na busca da profissionalização.
Participam alunos de escolas de dança de Prudente (Camerata Escola de Música e Dança), de Tupi Paulista, São Paulo, Londrina (PR), do Canadá, Itapeva, Suzano, Barra Bonita, Araçatuba, Ribeirão Preto e Bataguassu (MS).
Mauricio ressalta que o espetáculo é dividido em dois programas. “O primeiro é o programa clássico, que esse ano, assim como no ano passado, nós montamos o ‘Dom Quixote’. Esse ano é o balé ‘La Bayadere’, que acredito que na região nunca foi apresentada essa coreografia. Na segunda parte, nós temos um ‘Diverstissement’ com jazz, neoclássico e balés contemporâneos. Então são duas vertentes que o espetáculo propõe”, afirma.
Os ingressos já estão disponíveis para troca, apenas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no balcão da Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César e da Escola Municipal de Artes Jupyra Cunha Marcondes, no Centro Cultural Matarazzo. Cada ingresso deverá ser trocado por um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar).
SESSÕES
29/01 - 16h (pré-estreia)
30/01 - 20h
31/01 - 20h
01/02 - 15h e 18h30
No Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo.