De acordo com dados das quatro diretorias de Ensino da região pertencentes à Presidente Prudente, Adamantina, Mirante do Paranapanema e Santo Anastácio, 71.857 alunos entrarão em férias no início de julho. Na rede particular, segundo informações do presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Presidente Prudente e Região, Antônio Batista Grosso, aproximadamente 33 mil estudantes estarão de recesso no mês de julho. O retorno para ambas às unidades estaduais e particulares está previsto para a primeira semana de agosto.

Julho será de folga para as instituições de ensino de Presidente Prudente e região
Do total de estudantes que entrarão em descanso, 11 mil são da região de Mirante do Paranapanema e 11.608 fazem parte da diretoria de ensino de Santo Anastácio. Na regional de Adamantina, 19.249 alunos entrarão de férias, no próximo mês e, em Prudente, cerca de 30 mil alunos da rede estadual participarão do recesso.
A novidade para este ano é o reforço oferecido pela Secretaria da Educação, que ocorre na segunda quinzena de julho. De acordo com a dirigente regional de ensino de Presidente Prudente, Naíde Videira Braga, o reforço é uma oportunidade para alunos da rede recuperarem conteúdo de Língua Portuguesa e Matemática. "Alunos do 6º e 9º anos do ensino fundamental, além da 3ª série do ensino médio, indicados pelos conselhos de classe poderão participar do reforço. Os responsáveis serão notificados por bilhetes. "Precisamos do consentimento dos pais, que necessitam entender a oportunidade que essas aulas oferecem aos seus filhos", alerta Braga.
A dirigente ressalta que cada turma poderá ter no máximo 20 alunos, com até quatro horas de aula por dia. A participação dos professores é por adesão e os que fizerem parte deste modelo vão receber adicional pelas horas trabalhadas durante o recesso (até duas horas diárias). "Os professores interessados ainda podem se manifestar, pois as atribuições de aulas nas diretorias regionais serão feitas a partir da próxima semana", complementa.
Graduação e pós
Os alunos das instituições de ensino superior públicas e particulares de Presidente Prudente também entrarão em recesso. Os 3 mil alunos da Universidade Estadual Paulista (
Unesp) entrarão de férias no dia 6 e permanecerão até o dia 1º de agosto. A Universidade do Oeste Paulista (
Unoeste) terá 14 mil alunos, das graduações e pós-graduações, em férias a partir do dia 1º de julho até 4 de agosto. Aproximadamente 5 mil alunos, dos 20 cursos de graduação do Grupo Educacional Uniesp farão parte do recesso, que se inicia dia 5 de julho e vai até 1º de agosto.
As
Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo entrarão em férias 1º de julho e retornam em 4 de agosto. Serão aproximadamente 3 mil alunos participantes, entre graduação e pós. Na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de
Presidente Prudente, cerca de 800 alunos participarão do descanso no período de 29 de junho até 1º de agosto.