Instituição implanta "TV Interativa”

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 30/03/2017
Horário 12:58


A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente implantou a "TV Interativa", utilizada pelos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Medicina Veterinária, trazendo como novidade uma biblioteca de aplicativos, os quais são produzidos na universidade de acordo com as necessidades acadêmicas.

O desenvolvedor dos aplicativos, Antonio Sérgio Alves de Oliveira, explica que a diferença desta TV para as outras do mercado é que ela serve apenas como capa para os conteúdos desenvolvidos. "A preocupação final não é a tecnologia, mas sim a didática, metodologia e pedagogia envolvidas em cada APP".

O profissional esclarece que tudo parte de uma ideia e necessidade encontradas pelo professor de determinada disciplina. "Caso o docente tenha dificuldades relacionadas a determinado assunto, começamos a esboçar a ideia de desenvolver simuladores, que, por meio de repetição, facilitam a compreensão dos acadêmicos", expõe.

Alguns desses aplicativos estão também disponíveis no sistema "Aprender Unoeste", em que os acadêmicos conseguem acessar de qualquer computador ou dispositivo móvel e simular com detalhes o procedimento de parametrização em ventilador mecânico, por exemplo. Assim, os estudantes podem fazer o exercício quantas vezes quiserem.

 

Estreia

A "TV Interativa" foi utilizada pela primeira vez com a professora doutora Renata Calciolari, na disciplina de Patologia Geral, para alunos do 3º termo de Medicina. Para ela, a experiência foi incrível, pois além de aproximar o aluno do conteúdo, a aula se tornou mais dinâmica atraindo olhares curiosos pelo tema exposto.

A docente pontua ainda que quando se tem planejamento, a tecnologia funciona "muito bem" no processo ensino-aprendizagem. "Essa aula foi preparada em 15 dias, pois precisamos montar o esquema de apresentação e preparar o material. Também tive que me preparar para a exposição do tema utilizando uma ferramenta nova. Foi muito interessante e fiquei feliz em estrear essa importante tecnologia na universidade. Os alunos gostaram bastante, disseram que foi um cenário que aproveitaram muito", diz Renata.

 
Publicidade

Veja também