Instalação no Sesc tem formas que interagem com a natureza no bosque

"Gamela", da artista e arquiteta Ciça Gorski, coloca um conjunto de 30 peças escultóricas como convite ao público para interagir e desfrutar da estética da obra

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 05/06/2024
Horário 07:50
Foto: Thiago Ferri
Cenário reúne elementos de características familiares, volumes agigantados moldados em fibra de vidro, dispostos em grupos ou isolados; abertura ocorre hoje
Cenário reúne elementos de características familiares, volumes agigantados moldados em fibra de vidro, dispostos em grupos ou isolados; abertura ocorre hoje

O Sesc Thermas de Presidente Prudente abre nesta quarta-feira, às 19h, a mais nova instalação artística do projeto “Entre Árvores”, que em alguns momentos do ano ocupa o bosque da unidade com obras que interagem com a natureza e criam novos significados. Dessa vez, a instalação "Gamela", da artista e arquiteta Ciça Gorski, coloca um conjunto de 30 peças escultóricas como convite ao público para interagir e desfrutar da estética com formas orgânicas. 

Nesta noite de abertura, haverá um bate-papo com a artista. Em "Descobrindo a Instalação Artística 'Gamela”, Ciça Gorski falará com o público sobre os processos e significados da obra. 

“A proposta desta roda de conversa é convidar os participantes a uma reflexão sobre a estética da obra, mostrando a visão da artista, além da atitude contemplativa em relação aos elementos do cotidiano e formas orgânicas da natureza que compõem o entorno ao qual está inserida”, explica a técnica em programação cultural do Sesc Thermas, Juliana Barreto.

A abertura e o bate-papo ocorrem no bosque do Sesc, a partir das 19h, e são livres ao público. Na sequência, os presentes ainda podem assistir à performance de dança contemporânea "Ambitato - Relações Entre Corpo e Inanimados", com a Cia Mudança.

Na apresentação criada especificamente baseada na intervenção “Gamela”, esculturas são dispostas ao público com a ideia de que ele faça parte da obra, habitando-as. Uma performance inédita em consonância com a arte, transformando essa proposição em corpo/movimento e as relações com o meio inanimado (objetos), permitindo que os espectadores explorem as relações entre os estados de presença e a influência do espaço.

A instalação

A arquiteta Ciça Gorski oferece ao espectador, por meio da obra, acolhimento, diversão, sociabilização e a oportunidade de experienciar o objeto artístico "Gamela", que normalmente é um utensílio para guardar comida, frutas e legumes.

Aguçando a curiosidade do público presente, o cenário reúne elementos de características familiares, volumes agigantados moldados em fibra de vidro, dispostos em grupos ou isolados, que se encontram distribuídos de modo a estimular o brincar entre crianças, jovens e adultos.

“É um convite a uma experiência lúdica, sensorial e interativa. Mover-se, amoldar-se, encaixar-se e descansar no espaço escultórico proposto sob a sombra do bosque do Sesc Thermas, a ser vivenciado por todas as faixas etárias”, destaca Juliana Barreto. 

Após a abertura na noite desta quarta-feira, a instalação fica disponível ao público já no dia seguinte, quinta-feira, sempre de terça a sexta das 8h às 20h e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. 

A artista

Maria Cecília Barbieri Gorski é arquiteta e urbanista, formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie em 1976, com especialização em Arquitetura Paisagística pelo Programa de Capacitação de Professores pela Fupam/Abap/Ifla (2004-2005).

Obteve o título de mestre na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, São Paulo, em 2008, com a dissertação "Rios e Cidades, Ruptura e Reconciliação".

Foi professora de Paisagismo e Controle Ambiental na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP) de 1979 a 1985. Lecionou em cursos de pós-graduação na área de arquitetura paisagística no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e em diversos cursos de pós-graduação em vários Estados brasileiros. É membro da Abap (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), onde foi presidente no período de 1995 a 1998, e continua atuando na entidade.



 

Publicidade

Veja também