As inscrições da terceira edição do Concurso Cultural de Fotografia Árvores da Cidade são abertas nesta sexta-feira e seguem até dia 17 deste mês. Os interessados devem se inscrever no site: www.presidenteprudente.sp.gov.br/concursofotografia. É gratuito. O concurso é promovido pela Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), com apoio de
O Imparcial e MPE (Ministério Público Estadual), por meio da 2ª Promotoria do Meio Ambiente, Consumidor, Habitação e Urbanismo de Presidente Prudente. Qualquer pessoa pode participar, tanto fotógrafos amadores quanto profissionais. Diferente das edições anteriores, neste ano, os candidatos concorrerão somente em uma categoria.
Segundo Wilson Portella Rodrigues, titular da Semea, o evento faz parte da comemoração do Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, e também tenta revelar as belezas naturais da cidade. "Além da beleza plástica, o tema chama atenção para as questões ambientais e preservação da natureza", acrescenta.
Leandro Nigre, editor-executivo do jornal, diz que o evento também tem o propósito de dar visibilidade aos amantes de fotografia e aos simpatizantes ao tema. "Sabemos que tem muita gente na cidade que gosta de fotografar e faz imagens da natureza por hobby. Com isso, podemos desvendar novos talentos e conclamar para a preservação do meio ambiente", destaca.
Já o promotor de Justiça, André Luis Felício, considera que o concurso não é apenas cultural, mas que faz parte de um processo educativo sobre o meio ambiente. "O evento chama a atenção tanto pela questão estética, quanto pelas questões ambientais. A participação dos fotógrafos e a interação do público na exposição das imagens vão provocar reflexões, e pode, ainda, conscientizar as novas gerações", comenta.
"Nossa cidade é rica em verde e este concurso é uma oportunidade de as pessoas compartilharem seus olhares sobre as belezas naturais dentro do contexto urbano. Os participantes irão revelar ângulos, imagens e encantos que talvez jamais fossem descobertos pela população que não frequenta os locais registrados", fala Alberto Deodato, gerente de Marketing de
O Imparcial. "Em tempos de ‘selfies’, explorar esse aspecto da nossa cidade nas fotos é uma forma de observar aquilo que nos cerca e dividir isso com outras pessoas, com o bônus de serem imagens captadas com recursos técnicos e olhar afiado", completa.
Segundo as normas do evento, poderão ser fotografadas apenas árvores em Presidente Prudente. "A seleção das fotos levará em consideração a coerência com o tema, a emoção captada pela foto e a beleza plástica da imagem", informa o regulamento. Cada participante poderá inscrever no máximo três imagens, aceitas na versão impressa no tamanho 15 x 21 cm. As fotos serão julgadas por uma comissão avaliadora e a data e o local da premiação ainda serão definidos. Todas as fotos selecionadas participarão de exposição. Os ganhadores em primeiro, segundo e terceiro lugares serão premiados com um tablet e receberão uma menção honrosa à sua classificação.
SERVIÇO
ONDE ENTREGAR
As fotos, juntamente com a ficha de inscrição que deve ser preenchida, devem ser enviadas para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Rua Altair de Senna, 730 – Jardim Jequitibás – CEP 19067-350, Presidente Prudente). Os candidatos que tiverem dúvidas podem escrever para o e-mail
[email protected].