Segue até 30 de setembro, o período de inscrições para o Animafest 2014 – Festival de Música Católica, promovido pela Capela Nossa Senhora Aparecida, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Presidente Venceslau, através do projeto Anima Cristão. O cadastro deve ser feito pelo site www.animacristao.com.br. Cada participante, que pode ser individual ou banda, poderá inscrever no máximo três músicas. Não há cobrança de taxa, porém é fundamental o compromisso de participação dos inscritos no festival, que ocorre em 15 de novembro.
Ideia surgiu após a gravação de um CD em 2013, do Anima Cristão; na foto, o show de lançamento
Os dez primeiros colocados poderão ter suas músicas lançadas em CD produzido pelo projeto. Já os três primeiros vencedores receberão troféus personalizados. O primeiro, além do troféu, ganhará um violão e um tablet.
O principal objetivo é promover eventos e atividades para motivar o cristão a viver intensamente a sua fé e cumprir sua missão de batizado evangelizando outros cristãos. "E a música é um grande canal de evangelização que chega pelos ouvidos, invade o coração e alegra a alma", garante o regulamento. O evento quer motivar todos os cristãos católicos, despertando novos talentos e possibilitando um novo ardor na música católica. Visa ainda incentivar a composição de novas músicas católicas e a participação dos leigos na liturgia das missas e celebrações colocando seus talentos a serviço da evangelização.
De acordo com o regulamento, o festival é exclusivamente de música católica, em quaisquer ritmos, devendo ser todas canções inéditas e que não faça parte de nenhum CD já lançado. "A participação no festival é aberta a qualquer pessoa católica residente no território nacional, desde que satisfaça aos requisitos deste regulamento, cujo objetivo é incentivar novos talentos da música católica", informa.
Conforme um dos idealizadores Evandro Mazzini, coordenador do Projeto Anima Cristão de Presidente Venceslau e um dos responsáveis pela organização do Animafest 2014, a expectativa do projeto Anima Cristão é que a realização do primeiro Animafest trará um novo ardor missionário aos leigos católicos que se dedicam através da música.
"Muitos jovens e adultos já compõem músicas nos retiros e acampamentos, e muitas delas já são cantadas por vários grupos e nas santas missas. Porém, a maioria das pessoas desconhece a autoria que pode ser até mesmo de um membro da sua própria comunidade. Por isso, o Animafest dará uma ótima oportunidade para que essas pessoas possam colocar ainda mais os seus talentos a serviço da evangelização. Acreditamos que este evento terá muito êxito e que vamos ter muitas músicas novas surgindo na liturgia da igreja", destaca.
A ideia do festival surgiu após a gravação de um CD, em 2013, do projeto Anima Cristão, com canções inéditas. "Uma das canções desde álbum é um canto do Glória, que é cantado inclusive na Canção Nova e é uma composição de um amigo nosso que faleceu há dois anos de leucemia mileóide aguda, aos 33 anos", lembra
Fases
O Anima Fest terá duas fases distintas: a classificatória e a final. Na fase classificatória, a comissão julgadora irá assistir aos vídeos de todos os inscritos. Serão classificadas as dez melhores músicas que passarem pelos critérios da comissão julgadora. Esta fase ocorrerá nos dez dias após o encerramento do prazo de inscrição e os classificados serão comunicados pelos meios de contato das fichas de inscrição e pelo site oficial do evento.
A fase final ocorre em 15 de novembro, no CCE (Centro Comunitário de Evangelização), da Capela Nossa Senhora Aparecida, na rua Castro Alves, 444, vila Ernane Murad, em Venceslau. Todos os candidatos os classificados na fase anterior se apresentarão ao vivo para a comissão julgadora e para a plateia presente. A apresentação poderá ser à capela (voz e violão ou teclado) ou com banda. Será marcado, para o mesmo dia da apresentação, um período para ensaio e passagem de som que antecederá a fase final. A sequência de apresentação será definida através de sorteio.
Cada intérprete ou banda terá no máximo dez minutos para se arrumar no palco e no máximo sete minutos para realizar a apresentação da música. A comissão organizadora disponibilizará todos os equipamentos de som e iluminação, não podendo ser questionada a qualidade por parte dos participantes. Os concorrentes serão responsáveis por levar seus instrumentos, com exceção à bateria que também será disponibilizada pela organização. Não será permitida apresentação através de playback.
Uma comissão de julgamento, composta por especialistas e conhecedores da música católica, será responsável pelo julgamento das duas fases do Anima Fest. A comissão julgadora levará em conta os seguintes critérios: letra, melodia, interpretação, arranjos e coerência com a fé católica.
Em relação ao júri, o coordenador salienta que será composto por pessoas conhecedoras da música católica, bem como pessoas que têm ligação com a música em geral. "Os nomes serão divulgados ao final do período de inscrições", finaliza.