Inmet alerta para perigo de tempestade na região até esta sexta

Instituto aponta que podem ocorrer chuvas e ventos intensos, além de risco de queda de árvores e alagamentos

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 24/10/2024
Horário 16:31
Foto: Inmet
Área laranja abrange regiões com alerta para perigo de tempestade
Área laranja abrange regiões com alerta para perigo de tempestade

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para perigo de tempestade na região de Presidente Prudente. De acordo com o órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária, a condição teve início ao meio-dia desta quinta-feira e segue até as 10 horas da manhã desta sexta-feira.

Podem ocorrer chuva entre 30 mm e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, ventos intensos (60 a 100 km por hora) e queda de granizo, além de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

De acordo com o instituto, em caso de rajadas de vento, o cidadão não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de ocorrências, acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Plano de contingência

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou nesta quinta-feira o alerta de fortes chuvas no decorrer desta quinta, sexta-feira e sábado para o interior do Estado. Outros centros meteorológicos também divulgaram o mesmo alerta. Sendo assim, a Energisa Sul-Sudeste informou que segue com as equipes e com seu plano de contingência de prontidão para responder rapidamente a possíveis ocorrências que possam surgir durante o período. A empresa aproveita também para reforçar as orientações de segurança que podem evitar acidentes com a eletricidade nos dias chuvosos.

“Há ocasiões em que essas chuvas vêm acompanhadas de ventos fortes que causam quedas de árvores, destelhamentos, quebra de postes e rompimentos de cabos de energia, prejudicando o fornecimento de energia, e nos preocupa o fato de que muitas pessoas insistem em atitudes inseguras e não recomendadas para os dias de chuvas”, reforça o gerente de Planejamento da Energisa, Luiz Moreto.

Entre as atitudes, o profissional destaca o perigo de ficar exposto a céu aberto durante a aproximação de um temporal. “Se estiver fora de casa, busque um local fechado para se abrigar e, consequentemente, evitar acidentes com raios”.

Dependendo da intensidade do temporal, se estiver na rua e encontrar árvore sobre a rede elétrica, poste quebrado ou cabos partidos no chão, não se aproxime em hipótese alguma, nem para fazer vídeos ou fotos. Também é arriscado utilizar objetos de madeira ou metálicos para afastar esses cabos. “Ao fazer isso, a pessoa pode levar um choque elétrico, que pode ser fatal”, alerta Luiz.

Acidente com veículos

Se um veículo colidir contra um poste ou um cabo de energia se romper e atingi-lo, ou até mesmo for atingido por um raio, quem está do lado de fora precisa manter a distância e acionar imediatamente a Energisa e o Corpo de Bombeiros. Já o motorista e passageiros devem ficar calmos e aguardar dentro do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até a chegada das equipes de socorro, que farão o resgate com segurança.

Isso porque, nesses casos, o corpo metálico do automóvel funciona como o que se chama na Física de “Gaiola de Faraday”. De forma didática, quando um carro — que representa uma gaiola — é atingido por raios, fios energizados ou qualquer tipo de descarga elétrica de alta intensidade, essa energia fica acumulada na parte externa do veículo e, ao tocar as partes metálicas, a pessoa pode ser acometida por um choque elétrico fatal. “Ou seja, o interior do veículo é o local mais seguro para não tomar um choque”, pontua Luiz Moreto.

Publicidade

Veja também