Infosiga registra 17 mortes no trânsito em outubro

Em comparação aos demais meses do ano, este foi o maior índice registrado; todos os óbitos foram do sexo masculino

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 23/11/2018
Horário 04:39

O balanço mensal divulgado pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito mostra que o mês de outubro de 2018 lidera o ranking da quantidade de mortes decorrentes de acidentes em rodovias e vias municipais da região de Presidente Prudente. Isso porque os números do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) apontam que no último mês houve 17 óbitos, sendo que todas as vítimas são do sexo masculino. Na sequência, julho ocupa o segundo lugar, com 15 registros, à frente de abril e maio, ambos com 13 ocorrências. A especialista em trânsito, Luciane Napolitano, afirma que férias e feriados prolongados contribuem para o aumento dos riscos.

Diante disso, Luciane afirma que este crescimento é um fator que deverá fazer com que o motorista repense na questão do comportamento em frente ao volante. “Esses acidentes poderiam ter sido evitados, pois, em grande parte, são decorrentes de falhas humanas. Então, a partir do momento em que o condutor refletir sobre o respeito à vida, esses números poderão reduzir”, pontua a especialista.

Conforme o balanço divulgado, as 17 mortes nos acidentes de trânsito em outubro referem-se às vítimas do sexo masculino, o que mostra que a maior incidência continua a ser dos homens. Apenas nos últimos três meses (agosto a outubro), de 38 mortes catalogadas, 32 foram do sexo masculino, e seis do sexo feminino. Segundo a especialista em trânsito, a tendência é que os homens “desafiem as máquinas”, conforme relatos que recebe de condutores.

“Independentemente do sexo, é preciso que todos tenham cautela no trânsito, respeitem a legislação e estejam atentos às condições do veículo antes de seguir viagem, ainda mais agora que estamos em período de férias e feriados prolongados”, orienta Luciane, que afirma ser nestes períodos que os riscos aumentam devido à maior movimentação de veículos.

Para tanto, a especialista salienta a importância em redobrar a atenção ao volante em dias de chuva, fazer revisão veicular constante, principalmente, trocar o palheta do limpador do para-brisa, bem como verificar pneus, sem se esquecer do estepe.

Publicidade

Veja também