O jornalismo precisa cumprir diariamente sua função social de informar sobre todo e qualquer assunto, pautado sempre na ética e responsabilidade. Um assunto essencial foi abordado por este diário que envolve a saúde ocular: o Abril Marrom. Trata-se de uma campanha dedicada ao tema da cegueira. A iniciativa é fundamental, já que a maioria dos casos de cegueira é tratável quando diagnosticada precocemente. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis.
Segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem no Brasil mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual severa, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. O fato é que, infelizmente, a população de deficientes visuais no Brasil tem de lidar com dificuldades que lhe escapa a resolução.
Então, o Abril Marrom visa conscientizar a importância em dar o devido cuidado para este órgão. Conforme publicado neste diário, o oftalmologista prudentino Guilherme Yoshiyasu explica que a principal causa de cegueira reversível que se consegue tratar é a catarata. E as campanhas acabam mostrando ao público o quanto é importante se cuidar. Vale ressaltar que principalmente pessoas depois dos 60 anos são as mais suscetíveis a ter essa doença nos olhos. O paciente começa a ficar com a visão embaçada, e mesmo usando óculos já não corrige a visão. E nesse caso precisa de cirurgia.
Então, visite seu oftalmologista com frequência e faça com que todas as pessoas da sua família, em especial os mais velhos, façam o mesmo. Lembre-se: Abril Marrom é o mês da conscientização da saúde ocular. Vale ressaltar que a iniciativa também tem o objetivo de chamar a atenção para a reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência visual, pois, além das doenças tratáveis, existem doenças que não têm cura ou tratamento e que levam à perda da visão de forma progressiva e irreversível.