Indicador aponta quatro cursos com conceito 5

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 05/12/2017
Horário 11:18

Dados referentes ao CPC (Conceito Preliminar de Curso), divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), apontam que, entre as instituições de ensino superior de Presidente Prudente, quatro cursos são avaliados com conceito 5, sendo eles Zootecnia, Nutrição, Biomedicina e Fonoaudiologia, todos vinculados à Unoeste (Universidade do Oeste Paulista); 12 apresentam nota 4; e seis contam com índice 3.

Na FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), os cursos de Fisioterapia e bacharelado em Educação Física alcançaram, cada um, faixa 4. Resultado semelhante é o do curso de Serviço Social da Toledo Prudente Centro Universitário. Na Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Prudente, Tecnologia em Agronegócios obteve conceito 3. Na Fapepe/Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente da União das Instituições Educacionais de São Paulo), os cursos de Enfermagem e Serviço Social também foram avaliados com nota 3.

Com relação à Unoeste, os cursos de Agronomia, Odontologia, Farmácia, Tecnologia em Agronegócios, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Tecnologia em Radiologia, bacharelado em Educação Física e Enfermagem apresentaram índice 4, ao passo que Tecnologia em Estética e Cosmética e Medicina ficaram com 3.

Conforme o Inep, o cálculo do CPC tem por base a avaliação de desempenho de estudantes por meio do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes); o valor agregado pelo processo formativo a partir do IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado); as características do corpo docente por meio do Censo da Educação Superior; e as condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo (infraestrutura e instalações físicas, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional) a partir do Questionário do Estudante. O indicador é calculado somente para cursos com, no mínimo, dois concluintes participantes no Enade, frisa o instituto.

Publicidade

Veja também